SAÚDE

Hospital adota Protocolo do Sono para pacientes da UTI

Hospital Evangélico de Vila Velha adotou com objetivo garantir repouso noturno adequado.

Em 15/07/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/HEVV

O Protocolo do Sono adotado no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) conta com estratégias que são executadas no período das 23h às 5h, com pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ter uma boa noite de sono só proporciona benefícios para a saúde. Por isso, o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) adotou um protocolo que tem como objetivo garantir um repouso noturno adequado para os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  

>> Casos de sarna são identificados em jovens da Fundação Casa

O Protocolo do Sono adotado no HEVV conta com estratégias que são executadas no período das 23h às 5h. Dentre as normas estabelecidas estão:  cromoterapia, redução de ruídos pelas equipes que atuam nesse horário e o controle da prestação de cuidados para evitar que o paciente seja incomodado de maneira desnecessária.  

“O protocolo é aplicado de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Mas com essas medidas é possível interferir menos em uma das necessidades básicas humanas, que é o sono e repouso. Nós optamos por praticar a rotina de cuidados como banho, a troca de fralda e a coleta de exames até as 22h. E com esse projeto piloto nós já percebemos a diferença. Quando os pacientes acordam, eles relatam a noite tranquila de sono que tiveram”, conta a enfermeira da UTI, Stephanie Trarbach.  

Outro destaque do protocolo é a cromoterapia. Estudos apontam que por meio dessa terapia complementar é possível melhorar o equilíbrio entre o corpo e a mente. No HEVV foi escolhida a luz azul com o objetivo de promover a sensação de bem-estar para o paciente.  

“O nosso propósito é oferecer, cada vez mais, um atendimento personalizado para os pacientes.  Por isso, estamos sempre em busca de ações e protocolos que tornem o ambiente hospitalar mais acolhedor e humanizado”, ressalta a gerente hospitalar, Mirna Pessanha Guisso. (Por Nádia Vaccari/AsImp) 

Leia também:

Casos de sarna são identificados em jovens da Fundação Casa
Vitória abre vagas para vacinação contra a Covid-19 e Gripe
PML: Mutirão de vacina aos sábados terá horário estendido
Linhares realizou mais de 130 cirurgias de vasectomia em 2023
Casos de covid-19 e de gripe estão em queda, aponta Fiocruz
Profissionais são nomeados para atuarem na Saúde de Vitória
Marataízes leva realização de exames para unidade de saúde
Vitória oferta consulta multidisciplinar para crianças e jovens
Linhares mantém um alerta para casos de esporotricose
UPA de Guarapari volta a atender pequenas cirurgias
Internações por infarto aumentam mais de 150% no Brasil
Sábado (08) tem mutirão de vacinação em USL de Linhares

TAGS:
HOSPITAL | EVANGÉLICO | PROTOCOLO | SONO | UTI | VILA VELHA