SAÚDE

Hospital Estadual realiza mais de 39 mil atendimentos no PS

A meta é reestruturar 100 serviços de urgência do País até 2020.

Em 17/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Sesa - Divulgação

Certificado com o segundo nível mais importante de qualidade assistencial do País – Acreditado Pleno (ONA 2) – o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, o alcançou números expressivos de atendimento à população capixaba: de janeiro a novembro deste ano, foram realizados 5.562 procedimentos cirúrgicos, 492.824 exames e 39.070 atendimentos na urgência e emergência (pronto-socorro).

Neste ano, o HEUE ficou entre os cinco melhores hospitais do 21º ciclo do programa Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.  O objetivo do projeto Lean nas Emergências é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos e, em contrapartida, aperfeiçoar o atendimento prestado. A meta é reestruturar 100 serviços de urgência do País até 2020, sendo que neste ciclo, 20 hospitais participam.

Além do programa Lean nas Emergências, o HEUE integrou as atividades do projeto Paciente Seguro, coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS, desde abril deste ano, cujo objetivo é aperfeiçoar a assistência e a segurança do paciente. 

“Os números de atendimentos e as conquistas obtidas neste ano refletem um amadurecimento na gestão, agregado ao trabalho em equipe, com foco único na qualidade, humanização e segurança dos usuários e dos profissionais”, destacou diretor Hospitalar do HEUE, Paulo Czrnhak”.  

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, o HEUE é referência em atendimento de trauma. Também em 2019, a unidade hospitalar foi reconhecida com o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, com a apresentação do projeto de gestão na dispensação de medicamentos, durante o 12º Seminário Hospitais Saudáveis, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

Aprovação de quem mais importa

A qualidade alcançada em 2019 foi reconhecida pelos pacientes atendidos. Os resultados da pesquisa de satisfação dos usuários evidenciam a importância do HEUE para a população do Espírito Santo. Isso porque, de janeiro a novembro deste ano, o hospital obteve 97% de satisfação, segundo pesquisa interna realizada por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).  Para mensurar a satisfação dos usuários e promover ações de melhorias, urnas são disponibilizadas em vários setores do hospital, como objetivo de os pacientes e acompanhantes registarem sua opinião sobre o atendimento.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa e Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE))