SAÚDE

Hospital São Lucas inaugura nova sala cirúrgica e bate recorde

Hospital São Lucas inaugura uma nova sala cirúrgica e bate mais um recorde de cirurgias

Em 15/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

A realização de cirurgias em dezembro superou ainda o dado anterior, que foi de outubro de 2025, quando a unidade havia realizado 1.355 procedimentos.

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, localizado em Vitória, deu início ao ano de 2026 com motivos para comemorar. Em dezembro, a unidade realizou 1.428 procedimentos cirúrgicos, consolidando a ampliação de forma consistente e com qualidade da produção. Além disso, a sala cirúrgica inaugurada no pronto-socorro foi efetivamente inaugurada e fez parte da conquista do novo recorde de cirurgias da instituição.

“Atingimos esse resultado extraordinário graças às melhorias contínuas em nossos processos, com destaque para o aperfeiçoamento do pré-operatório dos pacientes, a otimização do mapa cirúrgico e o escalamento eficiente das equipes. A chegada da nova sala cirúrgica veio contribuir para que mais procedimentos sejam realizados simultaneamente, de forma rápida e segura”, reforçou o gerente do centro cirúrgico, Douglas Inácio.

A realização de cirurgias em dezembro superou ainda o dado anterior, que foi de outubro de 2025, quando a unidade havia realizado 1.355 procedimentos. A diretora-geral da unidade, Cynthia Milanez, comemorou o novo recorde e a inauguração da sala cirúrgica, além de enfatizar que as melhorias são fruto de um comprometimento de toda a equipe, “que busca continuamente o aperfeiçoamento e a melhoria das próprias metas”.  Segundo a diretora-geral, desde que a Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes) assumiu a gestão do Hospital São Lucas, em dezembro de 2020, a produção do centro cirúrgico aumentou 120%, saindo de 6.298 cirurgias ao ano, para 13.857 em 2025.

“Esse resultado é fruto do compromisso, da competência e da dedicação de cada profissional que, todos os dias, enfrenta desafios com excelência e humanidade. Quando o trabalho em equipe é movido por propósito, os resultados superam qualquer expectativa. Parabéns a todos por essa vitória coletiva, em que o maior beneficiado sem dúvida é o paciente e a saúde dos capixabas”, afirmou a diretora. (As informações são da Sesa) 

Leia também:

Projeto reduz infecções em hospitais públicos no país
Guarapari inicia ação integrada de prevenção contra insetos
US de Vila Velha promovem ações de prevenção à hanseníase
Brasil regulamenta exercício profissional da acupuntura
Saúde de Vitória marca presença na Arena Verão 2026

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET