ECONOMIA NACIONAL
Ibovespa fecha acima de 132 mil pontos pela primeira vez
O índice Ibovespa, da B3, fechou pela primeira vez acima de 132 mil pontos nesta quinta.
Em 22/12/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A máxima do dia do Ibovespa foi 132.276,93 pontos, e a mínima chegou a 130.822,35 pontos.
O índice Ibovespa, da B3, fechou pela primeira vez acima de 132 mil pontos nesta quinta-feira (21). O principal indicador da bolsa brasileira subiu 1,05%, chegando a 132.182,01 pontos. O resultado reflete a alta das ações da mineradora Vale, em função da alta dos futuros do minério de ferro na Ásia, e de um pregão positivo em Wall Street.
A máxima do dia do Ibovespa foi 132.276,93 pontos, e a mínima chegou a 130.822,35 pontos. O índice tem registrado recordes de máximas históricas intradiárias e também de fechamento neste mês. A perspectiva de corte de juros em 2024 nos Estados Unidos tem atraído capital externo para a bolsa.
>> Justiça determina que Enel reduza casos de falta de energia
Na bolsa norte-americana, os principais índices acionários subiram entre 0,9% e 1,3% nesta quinta-feira. Dados de atividade econômica e do mercado de trabalho no país, divulgados hoje, confirmaram as expectativas de agentes financeiros de que o Federal Reserve, banco central estadunidense, cortará os juros no primeiro semestre do ano que vem.
No cenário brasileiro, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou hoje que a projeção do Comitê de Política Monetária (Copom) de seguir reduzindo os juros em 0,5 ponto percentual serve apenas para as próximas duas reuniões do colegiado, não valendo para indicar cortes posteriores.
As próximas duas reuniões do Copom estão marcadas para janeiro e março do ano que vem, e a seguinte será em maio. Hoje, a taxa Selic encontra-se em 11,75% ao ano, após quatro reduções seguidas de 0,5 ponto percentual. No corte mais recente, neste mês, o comitê comunicou que deve manter o ritmo de redução “pelas próximas reuniões”, deixando em aberto quanto duraria o ciclo de baixa. (Agência Brasil com informações da Reuters)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Justiça determina que Enel reduza casos de falta de energia
> Banco Central estima que inflação feche o ano em 4,6%
> Mais de 40% dos consumidores pretendem ir às compras
> Atividade econômica tem queda de 0,06% no mês de outubro
> Atividade econômica tem queda de 0,06% no mês de outubro
> Trabalho infantil cresceu de 2019 a 2022, diz pesquisa do IBGE
> Mercado reduz previsão da inflação de 4,51% para 4,49%
> Combustível e serviços: o que muda com reforma tributária
> Capitais perdem espaço e economia fica menos concentrada
> Indústria projeta PIB de 1,7% para 2024 e alta de 3% este ano
TAGS: IBOVESPA | PONTOS | BOLSA | ÍNDICES | COPOM