AGRICULTURA

Jaguaré sediará o 1° Fórum Nacional da Pimenta-do-Reino

Evento trará temas nas áreas de tecnologia, inovação e desafios no mercado de exportação.

Em 16/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/

A produção de Pimenta-do-Reino é considerada a terceira mais representativa no PIB do agro capixaba, ficando atrás apenas do café e da celulose.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O município de Jaguaré sediará o 1° Fórum Nacional da Pimenta-do-Reino, no dia 7 de novembro. Realizado pela Brazilian Spice Association (BSA), com organização da Campo Vivo - Inteligência em Agronegócios, o evento acontecerá no parque de exposições da cidade, a partir das 13 horas. Com temas diversificados nas áreas de tecnologia, inovação e desafios no mercado de exportação, o fórum fortalece a busca por um futuro sustentável para a cadeia produtiva. 

>> Agricultura familiar garantem comida de qualidade em Vitória

A idealização do fórum no Espírito Santo destaca a força do setor considerado o terceiro mais representativo no PIB do agro capixaba com mais de R$780 mil, ficando atrás apenas do café e da celulose.

Amplo debate

O fórum abre portas para um amplo debate sobre a cadeia produtiva da especiaria. O público-alvo são os produtores rurais, os pipericultores; empresas exportadoras; instituições públicas e privadas de ensino, assistência técnica e extensão rural; cooperativas e conselhos de classe; consultores; instituições de crédito; associações; dentre outros. Espera-se a participação de mais de 700 pessoas.

O presidente da Brazilian Spice Association, Frank Moro, pontua que durante o fórum serão abordados os avanços e desafios em todos os elos da cadeia produtiva da pimenta-do-reino, principalmente sobre boas práticas de produção com uso de tecnologia e inovação, com ênfase na sustentabilidade, priorizando o uso de bioinsumos. Manejo sustentável, rastreabilidade, colheita, secagem, tratamentos pós-colheita, mercado e exigências do mercado de exportação também constam na pauta de discussão.

“O fórum nasceu em função da prioridade da BSA assumir o debate com todos os integrantes da cadeia produtiva da pimenta-do-reino, instituições públicas e privadas, para subsidiar a elaboração de um plano de trabalho com ênfase na sustentabilidade do setor, considerando os aspectos econômicos, sociais e políticas públicas, para assumirmos a liderança mundial na produção e exportação.”

A previsão é de que após realização no Espírito Santo aconteça nos estados do Pará e da Bahia.

“O fórum levará informações atualizadas sobre o mercado e exportação da pimenta-do-reino para os mais de 32 mil estabelecimentos em todo o território nacional. Somente no Espírito Santo temos a maior representatividade, com mais de 11 mil estabelecimentos rurais produtores de pimenta gerando emprego e renda.” (Por Valda Ravani/AsImp)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Agricultura familiar garantem comida de qualidade em Vitória
Linhares recebe evento Cacau Fest entre os dias 17 e 19
Prêmio de Cafés Especiais do Governo ES recebe inscrições
Produtoras rurais participam de curso de qualidade do café
Monitoramento vai atestar sustentabilidade de produtos
ES registra crescimento na produção de leite, tilápia e mel
Como fica a agricultura capixaba com a situação hídrica no ES
Projeto de extensão cria jardins de mel na região do Caparaó
Produtores de Nova Venécia vencem concurso de café

TAGS:
AGRICULTURA | FÓRUM | JAGUARÉ | PIMENTA-DO-REINO | DEBATES