SAÚDE
Janeiro Roxo: atenção ao diagnóstico precoce da hanseníase
Serra realizou uma ação para a atenção ao diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase
Em 31/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Trata-se de uma campanha de prevenção e tratamento precoce da hanseníase, doença transmitida de uma pessoa que possua a doença e não esteja em tratamento para outra pessoa que não possui a doença.
O janeiro tão espichado de 2022 está chegando ao fim. Mas, antes que ele se vá, as equipes de saúde da Unidade Básica de Saúde de Manguinhos realizaram mais uma ação em alusão ao Janeiro Roxo. Já ouviu falar?
Trata-se de uma campanha de prevenção e tratamento precoce da hanseníase, doença transmitida de uma pessoa que possua a doença e não esteja em tratamento para outra pessoa que não possui a doença. Essa transmissão se dá, principalmente, através da respiração durante o convívio diário. Das 7h às 13 horas algumas foram desenvolvidas com os pacientes que frequentaram o serviço.
Teve palestra, abordagem para preenchimento de um questionário, orientação são a hanseníase. E a população respondeu, interessada. Foi a segunda ação do mês, em Manguinhos. Na sexta (27), a turma da Unidade Básica de Saúde realizou a primeira abordagem aos pacientes.
Na quinta (26), foi a vez das equipes da Unidade Regional de Boa Vista falarem sobre a doença com os pacientes e servidores.
Saiba mais sobre a hanseníase
Os principais sinais e sintomas de hanseníase são: manchas brancas ou avermelhadas dormentes; dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés; parte do corpo com formigamento ou dormência; caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, mãos, nas pernas e nos pés.
A Saúde da Serra tem o Programa de Hanseníase, com atendimento especializado e disponível para toda a população nas seis Unidades Regionais de Saúde. São elas: Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe, Serra Dourada e Serra Sede.
Assim como acontece com os outros programas oferecidos pela Prefeitura da Serra, o acesso ao programa é realizado em todas as Unidades de Saúde. O paciente que apresentar sinais e sintomas suspeitos deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência. (Secom/PMS)
Leia também:
> Sintomas que podem indicar câncer e não devem ser ignorados
> OMS decide manter covid-19 como emergência global
> Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (30)
> Correr todos os dias é recomendado? Veja dicas para traçar plano
> O Dia Mundial do Câncer e o trabalho por cuidados mais justos
> Vitória oferece diagnóstico e tratamento para hanseníase
> Da atividade moderada a intensa melhora cognição em adultos
> Servidores participam de encontro sobre saúde mental
> Linhares registra mais de 160 casos confirmados de dengue
> Serra abre agendamento para vacina nesta quinta-feira (26)
> Vacinação: agendamento online nesta sexta (27) em Vila Velha
> Dia “D” de combate a Hanseníase neste sábado em Vila Velha
> Cachoeiro: Praça recebe ação contra a hanseníase na sexta
TAGS: JANEIRO ROXO | SERRA | DIAGNÓSTICO | TRATAMENTO | HANSENÍASE