ESPORTE INTERNACIONAL
Janeth é nomeada para Hall da Fama do basquete feminino.
A jogadora também é dona de duas medalhas olímpicas, uma de prata e uma de bronze.
Em 16/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Campeã mundial de basquete com a seleção brasileira, Janeth Arcain conquistou mais uma honraria em sua carreira. Na última sexta-feira (13), a brasileira foi nomeada para o Hall da Fama do basquete feminino, juntando-se às companheiras de equipe Hortência e Paula. A jogadora também é dona de duas medalhas olímpicas, uma de prata e uma de bronze.
Janeth se aposentou da seleção em 2007, quando disputou sua última competição pelo País, os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. A campanha terminou com uma medalha de prata, a segunda dela no Pan (a outra foi em Indianápolis, em 1987). Ela também já havia conquistado uma de ouro no Pan de Havana, em 1991.
Nos Jogos Olímpicos, Janeth ajudou o Brasil a conquistar as duas únicas medalhas do País no basquete feminino. Em Atlanta 1996, ela participou da equipe que faturou a medalha de prata. Quatro anos depois, em Sydney 2000, ela fez parte do time que ficou com o bronze.
Com 2.247 pontos anotados com a camisa verde e amarela em 138 jogos oficiais, Janeth é a terceira maior pontuadora da história da seleção feminina, com uma média de 16,3 pontos por partida. Além disso, ela foi uma das precursoras da WNBA, liga norte-americana feminina, onde conquistou quatro títulos.
Além dela, também foram nomeados na turma de 2015 do Hall da Fama os técnicos Kurt Budke, Gail Goestenkors e Brad Smith, e as jogadoras Janet Harris e Lisa Leslie.
Fonte: Brasil 2016