ESPORTE INTERNACIONAL

Judô: Brasil abre ano olímpico com bronze e prata em Portugal

O judô conquistou bronze e prata o Grand Prix de Portugal, 1ª competição do ano olímpico

Em 29/01/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Internet

O primeiro brasileiro a subir ao pódio no GP de Portugal foi  Michel Augusto, o MIchelzinho, de 19 anos, campeão nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), no ano passado. 

O judô brasileiro conquistou bronze e prata o Grand Prix (GP) de Portugal, primeira competição do ano olímpico, na cidade de Odivelas  Neste domingo (28), último dia do GP, o meio-pesado Rafael Buzacarini faturou o bronze ao derrotar o sérvio Bojan Dosen nas punições (3-2). Na última sexta (26), Michel Augusto, de 19 anos,  já fora vice-campeão no tatame lusitano. Ambos somaram pontos preciosos no ranking olímpico para os Jogos de Paris.  

“Fico muito feliz de começar o ano com uma medalha no peito. Fiz uma grande competição. A preparação lá no treinamento de Mittersill [Áustria] foi essencial. Isso me dá muito mais felicidade, motivação para continuar. Tem muito mais competição pela frente. Começar com pé direito é muito bom.”, comemorou Buzacarini, que somou 350 pontos (terceiro lugar)  no ranking olímpico.   ]

>> Brasil vence República Tcheca no Mundial de handebol

O primeiro brasileiro a subir ao pódio no GP de Portugal foi  Michel Augusto, o MIchelzinho, de 19 anos, campeão nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), no ano passado.  Após emplacar vitórias seguidas até chegar à final - uma delas foi nas oitavas, quando desbancou  o cabeça de chave Ariunbold Enkhtaivan (Mongólia), vice-campeão mundial de 2022 - Michel Augusto não resistiu na final ao uzbeque Dilshodbek Baratov, prata no Mundial de Doha de 2023. 

Com o segundo lugar no pódio, Michelzinho somou 490 pontos no ranking entrou na zona de classificação para Paris 2024, ao lado de Matheus Takaki, também na categoria dos 60kg.  e mais 490 pontos no ranking, Michelzinho saltou muitas O segundo lugar no pódio Michelzinho subir várias posições no ranking, ao somar mais 490 pontos

O próximo compromisso da delegação brasileira será no Grand Prix de Paris, a partir da próxima sexta (2).

De olho em Paris 2024

A totalização de pontos no ranking da Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês) teve início em julho de 2022 e só termina em junho deste ano. A modalidade reunirá 372 atletas em Paris (igualmente divididos entre homens e mulheres).  Os 17 primeiros colocados no ranking de cada categoria asseguram vaga em Paris 2024 (com o limite de um judoca por país). A partir das 18ª colocação no ranking, as vagas serão distribuídas por continente: Américas (21 vagas), Africa (24), Europa (25), Ásia (20) e Oceania (10). (Agência Brasil)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Brasil vence República Tcheca no Mundial de handebol
Brasil conhece os adversários da Copa América 2024
COB anuncia candidatos ao prêmio de Melhor Atleta de 2023
Brasil cai para a 5ª posição do ranking de seleções da Fifa
Pan-americano de Va'a': Vitória será palco de competição
Tênis de mesa ganha seis ouros no Parapan de Santiago
Brasil conquista dobradinha na Copa do Mundo de triatlo
Após mundial, Brasil garante vaga em Paris no trampolim
Jogos Pan-Americanos: Miguel Hidalgo conquista o ouro

TAGS:
BRASIL | JUDÔ | PORTUGAL | GRAND PRIX | COMPETIÇÃO