SAÚDE
Lavrador com febre amarela se recupera em hospital do ES.
Gilmar ficou internado em uma UTI, mas agora já anda pelo hospital.
Em 26/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O lavrador Gilmar dos Santos viveu dias, descritos por ele, como desesperadores nas últimas duas semanas. Morador de Ibatiba, no Sul do Espírito Santo, ele está internado com febre amarela no Hospital Dório Silva, na Serra, Grande Vitória.
Ele é o único caso confirmado da doença no estado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Ibatiba. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) não confirmou a informação.
A recuperação do paciente tem sido positiva, segundo os médicos, e ele deve ter alta até sexta-feira (27). Gilmar, que está internado na Grande Vitória há uma semana, contou que esteve em Minas Gerais antes de ficar doente.
"Comecei a ter aquela febre com muita dor no corpo, muitos calafrios, muito enjoo. Isso foi depois que estive em Minas, fui levar um amigo lá, dentro das matas mesmo", disse.
O lavrador chegou a ficar internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas agora já está andando pelo hospital e se recupera bem. Ele conhecia dois moradores de Ibatiba que morreram com suspeita da doença.
"Dá até medo de voltar para casa. Eu nem vacinei ainda, o primeiro passo agora quando eu me recuperar é vacinar e depois voltar para casa. Minha família já está vacinada", falou.
Em Pancas, no Noroeste do estado, outra morte é investigada. A preocupação com a febre amarela tem provocado uma correria nos postos de saúde todos os dias, em todo o Espírito Santo.
g1/Espirito Santo