SAÚDE
Linhares faz apelo aos pais para levarem crianças para vacinar
Prefeitura faz apelo aos pais para levarem as crianças para vacinar contra a paralisia infantil
Em 26/08/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Desde o início da atual campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil, apenas 2.002 crianças foram levadas às unidades de saúde do município para receber a proteção.
A Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua a campanha de vacinação contra a poliomielite, e faz um apelo para que os papais e mamães levem os seus filhos para receber a imunização. É necessário que sejam vacinadas as crianças que têm acima de 1 ano e menores de cinco anos de idade.
Desde o início da atual campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil, apenas 2.002 crianças foram levadas às unidades de saúde do município para receber a proteção. Este número representa 17% do público-alvo previsto para Linhares pelo Ministério da Saúde que é de 11.200 crianças.
O total aplicado em crianças por faixa etária é o seguinte: crianças com 1 ano de idade, 535; 2 anos, 528; 3 anos, 533; e com 4 anos de idade, 406 crianças.
A baixa cobertura vacinal está fazendo com que seja reintroduzida uma doença que já havia sido erradicada, lembra o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles. Ele reforça o apelo para que as famílias levem suas crianças aos postos de vacinação.
“Estamos em um cenário de risco para a reintrodução de doenças que haviam sido eliminadas ou erradicadas e que estão voltando em razão da baixa procura pela vacina”, avalia.
O secretário faz um alerta:
“Não vamos esperar que surja um caso de poliomielite em nossa cidade para correr às unidades de saúde em busca da vacina. Vamos prevenir. Levem os seus filhos às unidades que estão disponíveis todos os dias, o ano inteiro”.
A Secretaria de Saúde de Linhares dispõe de 31 salas de vacinação na sede e interior do município. O atendimento é de segunda a sexta, de 7 e 30 às 16 horas. As Unidades de Saúde de Planalto, Bebedouro e Interlagos (Caic), funcionam em horário estendido até às 20 horas, às segundas, terças e quartas. Aos sábados, a Unidade Sanitária de Linhares (USL), no Bairro Colina, fica aberta para vacinação de 8 da manhã ao meio. Em todas as unidades não há necessidade de agendamento.
Doença
A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Por isso, todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)
Leia também:
> Cariacica terá vacinação contra poliomielite, Covid-19 e gripe
> Vila Velha: Vacinação contra 5 doenças no final de semana
> Linhares: Projeto Vivenciarte amplia atendimentos com idosos
> Serra abre nesta quinta-feira (25), novas vagas para vacina
> Atividade física reduz em 43% o risco de morte por Covid-19
> Vitória abre agendamento para vacinação contra a Covid-19
> Governo pede à Anvisa liberação de vacina contra monkeypox
> Miocardite: o que é, quais causas, sintomas e seu tratamento
> Covid: Brasil registra 20,2 mil casos e 203 óbitos em 24 horas
> Guarapari abre agendamento para vacinação contra Covid-19
TAGS: LINHARES | VACINAÇÃO | PAIS | CRIANÇAS | PARALISIA INFANTIL