CIDADE

Linhares recebe nota A+ da Secretaria do Tesouro Nacional

Pelo segundo ano, Linhares recebeu nota máxima “A +”, da Secretaria do Tesouro Nacional

Em 07/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felipe Reis/Ascom/PML

Na prática, o resultado atesta a excelente gestão financeira de Linhares, mostrando que a cidade tem recursos suficientes em caixa para cumprir com as suas obrigações financeiras e realizar investimentos.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Linhares recebeu nota máxima “A +”, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda do Governo Federal, quanto à capacidade financeira. A conquista da nota mais alta é um reconhecimento à qualidade das contas públicas e ao equilíbrio fiscal da gestão municipal.

>> Anchieta adquire novos veículos para reforçar a saúde

Foram avaliadas a capacidade de endividamento, a poupança corrente e a liquidez do Município. Na prática, o resultado atesta a excelente gestão financeira de Linhares, mostrando que a cidade tem recursos suficientes em caixa para cumprir com as suas obrigações financeiras e realizar investimentos.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, comemorou o resultado.

“Essa avaliação fala por si só e mostra uma excelência fiscal, um cuidado com o dinheiro público. Diariamente realizamos um árduo trabalho de garantir o equilíbrio das contas públicas, priorizando investimentos com foco no cuidado com as pessoas e assim continuaremos. É muito importante ver que o trabalho das nossas equipes de gestão tem esse notório reconhecimento de um órgão tão importante como o Tesouro Nacional. Com muito zelo e responsabilidade, estamos fazendo entregas importantes e ofertando serviços públicos de qualidade aos cidadãos linharenses”.

Cálculo

A Capag mostra de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. A metodologia de cálculo, definida pela Portaria Normativa MF 1.583/2023, é formada por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.

O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. O segundo é definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já o terceiro é calculado pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta. Além desses indicadores, existe o ranking de qualidade fiscal que contribuiu para a nota máxima da CAPAG.

“A avaliação máxima do Tesouro Nacional demonstra o equilíbrio fiscal do município de Linhares. Em uma situação de incertezas na economia como a que vivemos hoje, é de extrema importância que as finanças municipais estejam equilibradas para que se superem os desafios mantendo a qualidade dos serviços que precisam ser entregues à população”, disse a secretária municipal de Finanças, Ana Rita Nico. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Anchieta adquire novos veículos para reforçar a saúde
Internet chega ao comércio de Serra Sede e Planalto Serrano
Mutirão de Negociação e Feirão de Empregos em Vila Velha
Procon Serra orienta sobre as compras na black friday
Vila Velha ganha 2 novas subestações de distribuição de energia
Cariacica terá Vila de Natal com uma árvore de 23 metros
Pacote de pavimentação leva mobilidade para Cachoeiro
Vitória registra queda de 86% nos homicídios em outubro

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET