SAÚDE
Linhares receberá mutirão de prevenção e combate à dengue
Pontal do Ipiranga e Regência receberão um mutirão de prevenção e combate à dengue.
Em 18/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Mais de 40 agentes de endemias estão envolvidos no mutirão.
As ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, serão intensificadas em Pontal do Ipiranga e Regência. A partir desta quarta-feira (18/1) começa o mutirão para orientar turistas e veranistas no Pontal do Ipiranga, e com a eliminação de possíveis criadouros do mosquito. Mais de 40 agentes de endemias estão envolvidos no mutirão. Em Regência, a ação acontecerá entre os dias 23 e 25 de fevereiro.
Em Pontal, até o dia 20 de fevereiro, os agentes vão percorrer as residências, com visita casa a casa, fazendo uma abordagem educativa sobre cuidados e prevenção, a exemplo da eliminação de recipientes que podem ser alvos de proliferação do foco do mosquito. Além disso, conforme explicou a supervisora Geral de Endemias da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde de Linhares, Luzinete Urbano da Silva, será feita a aplicação do inseticida UBV Costal nos quarteirões para reduzir possíveis focos do mosquito.
“Os balneários de Pontal do Ipiranga e Regência estão controlados quanto aos casos confirmados. Nossos agentes desenvolvem os trabalhos durante todo o ano e agora no Verão ele é intensificado, já que muitas residências ficam fechadas fora da temporada. Pedimos a colaboração de todos para que estejam em casa para facilitar a entrada dos agentes”, explicou.
Em Regência, entre os dias 23 e 25 de fevereiro, receberão os agentes para orientações e eliminação de criadouros de mosquitos. A supervisora destaca alguns cuidados que os turistas precisam ter assim que fecharem suas residências.
“É importante observar se a caixa d’água, vasos sanitários e ralos estão vedados – o ideal é com sacola plástica – e tomar cuidado com o recipiente que fica na parte de trás da geladeira. É preciso ainda recolher tudo que pode servir de criadouro do mosquito, não deixar lixo exposto ou resto de material de construção nos quintais e colocar garrafas vazias de cabeça para baixo”, comentou Luzinete. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)
Leia também:
> Contato com a natureza pode ajudar no controle de doenças
> Serra oferece testagem rápida para Covid-19 em laborátorio
> Pfizer oferece vacinas a países de classe baixa a preço de custo
> Saúde distribui 740 mil doses da CoronaVac para crianças
> Serra abre novas vagas para vacinação nesta segunda (16)
> Caps realiza Dia de vivência sobre saúde mental, em Linhares
> Fiocruz alerta possível aumento de nova linhagem do coronavírus
> Sábado (14) tem vacinação sem agendamento em Vitória
> Cachoeiro: contra a hanseníase, US reforçam conscientização
> Saiba quais são os tipos de acne e os principais tratamentos
TAGS: LINHARES | MUTIRÃO | PREVENÇÃO | COMBATE | DENGUE