CIDADE
Linhares utiliza resíduos de escória para melhorar estradas
Secretaria de Agricultura utiliza resíduos de escória para melhorar estradas não pavimentadas
Em 05/11/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Linhares
O produto foi doado por uma empresa siderúrgica à Prefeitura de Linhares e foram aplicadas em um trecho de aproximadamente 15 quilômetros de forma descontinuada, eliminando os pontos críticos da estrada.
Produto denominado escória de aciaria foi aplicado no trecho não pavimentado da estrada de acesso à localidade de Brejo Grande, umas das regiões agrícolas mais importantes do Município.
O produto foi doado por uma empresa siderúrgica à Prefeitura de Linhares e foram aplicadas em um trecho de aproximadamente 15 quilômetros de forma descontinuada, eliminando os pontos críticos da estrada. A ação é coordenada pela secretaria municipal de Agricultura, por meio do Departamento Municipal de Estradas.
A estrada atende famílias que vivem da agricultura, da pecuária, além de crianças, adolescentes e adultos que utilizam o transporte escolar.
A medida além de evitar a criação de um passivo ambiental gera economia aos cofres públicos, uma vez que o material substitui o cascalho extraído de jazidas para melhorar as estradas de terra.
Agregado siderúrgico surge do processo de produção de aciaria, composto de óxidos e silicatos e possui alta resistência ao desgaste.
“A escória é aplicada na via e misturada ao leito da estrada com o auxílio de uma motoniveladora, o que melhora significativamente as condições da pista. A principal vantagem desse material é sua durabilidade, que contribui para a prevenção do surgimento de buracos e aumenta a capacidade de suporte da estrada”, explica Rafael Breda Buffon, secretário municipal de Agricultura.
A aplicação de escória está concentrada em estradas da parte mais baixa e próxima ao leito do rio Doce como Piabanha, Córrego do Meio, além do distrito do Farias, Quartel de Cima e Baixo Quartel.
O benefício já é percebido no escoamento da produção agrícola de muitas regiões de Linhares, além de melhorar a qualidade de vida de quem utiliza esses trechos no dia a dia.
“As vantagens são muitas: resolve problemas de atoleiros e excesso de pó, melhorando as condições de tráfego, principalmente em períodos de chuva”, finaliza Rafael. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)
Leia também:
> PMCI intensifica serviços de varrição na Av Lacerda de Aguiar
> Canal de Camburi: obras avançam e deques recebem piso
> Mutirão para negociar dívidas começa quarta-feira (4)
> TCE-ES aprova contas referentes 2024 da Prefeitura de Vitória
> Procon Vitória dá dicas sobre direitos na rematrícula escolar
> Black Friday: Procon Vitória dá 12 dicas para consumidores
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













