CULTURA

Livro fotográfico “Baía das Tartarugas" será lançado no dia 08

Instituto Últimos Refúgios lança no próximo dia 8, a obra bilíngue com 288 páginas e 500 imagens.

Em 27/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Instituto Últimos Refúgios

Obra com 500 imagens, o livro busca sensibilizar o capixaba sobre a biodiversidade e a importância da preservação de Área de Proteção Ambiental de Vitória.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

O Instituto Últimos Refúgios lança no próximo dia 8, às 10h, o livro fotográfico “Baía das Tartarugas: Riqueza marinha na capital do Espírito Santo”, obra bilíngue (português-inglês) com 288 páginas e cerca de 500 imagens. O evento acontece na Fundação Projeto Tamar, em Vitória, e marca também a abertura da exposição de fotos produzidas durante a execução da iniciativa.

De acordo com coordenador do projeto, o fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, o objetivo foi registrar a abundante biodiversidade na região litorânea de Vitória e promover a sensibilização da comunidade capixaba sobre a existência desde 2018 da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, um ecossistema vivo que carrega séculos de história.

“Desde os povos indígenas até as interações atuais entre humanos e natureza, Vitória guarda praias que viram grandes transformações ao longo do tempo. A cidade abriga um dos maiores manguezais urbanos do mundo, um berçário de espécies marinhas de uma teia complexa de interações ecológicas. Este projeto é um convite para se encantar com a vida vibrante na restinga, nas ilhas e nas cores do oceano, mas também uma tentativa de inspirar um olhar cuidadoso e uma mentalidade de proteção desse patrimônio ambiental e cultural.”

Jornada fotográfica

Leonardo, que iniciou o registro de imagens nas praias de Camburi, do Canto, ilhas do Boi e do Frade, dentre outras, em 2013, intensificou o trabalho em 2017, e concluiu a produção em 2023 e 2024 com uma jornada fotográfica e audiovisual subaquática, conta que precisou viajar para vários lugares do mundo para entender o valor do tesouro que tem no “quintal” de casa.

“Vitória tem na natureza sua verdadeira vocação e fizemos este livro como um presente para provar isso. Cabe a nós preservá-la e o Instituto Últimos Refúgios busca, por meio de produtos artístico-culturais, promover a conservação ambiental e práticas de turismo sustentáveis, somando esforços na criação de alternativas para os desafios sociais e ambientais atuais.”

Além do livro e da exposição itinerante de fotos, o projeto, que contou com uma consulta pública da comunidade interessada para dar sugestões de temas a serem abordados, inclui ações de educação ambiental nas escolas públicas, com palestras e distribuição de livros, e uma série em vídeo de seis episódios que, de uma perspectiva lúdica, mostra o ponto de vista da tartaruga, além do making of da produção. Um dos episódios será apresentado no evento de lançamento do livro e o conteúdo completo em breve estará disponível no canal de Youtube do Instituto Últimos Refúgios.

O livro “Baía das Tartarugas: Riqueza marinha na capital do Espírito Santo” é uma realização do Instituto Últimos Refúgios e do Projeto de Conservação da Baía das Tartarugas, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) da Secretaria da Cultura (Secult). O evento de lançamento conta ainda com o apoio da Fundação Projeto Tamar.

Serviço:
Lançamento do livro “Baía das Tartarugas: Riqueza marinha na capital do Espírito Santo”
Data: 8 de novembro (sexta-feira), das 10h às 12h – Distribuição gratuita do livro, apresentação de um episódio da série em vídeo e show da banda Quarto Crescente
Local: Projeto Tamar, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 700ª, Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória/ES.
Exposição de fotos do livro: de 8 de novembro a 18 de dezembro (visitação mediante pagamento de ingresso de acesso ao Projeto Tamar). Após essa data, a exposição será itinerante por espaços abertos ao público em Vitória.
Ingressos gratuitos no LINK
Mais informações em www.ultimosrefugios.org.br

Ficha técnica:
Coordenação Geral: Leonardo Merçon
Assistente de Coordenação: Laiz Pontes Baptista
Produção Executiva: Raphael Gaspar Tebaldi
Coordenadora de Produção: Iasmin Macedo Gois
Coordenadora Editorial e Comunicação: Fernanda Nali
Preparação, Edição e Revisão de Textos: Fernanda Nali
Projeto Gráfico e Diagramação: Leonardo Merçon
Supervisão de Design: Felipe Facini
Assistente de Diagramação: Felipe Facini e Jenifer Lagares Zamperlini
Design peças gráficas: Felipe Facini e Jenifer Lagares Zamperlini
Jornalista: Vitor Pinheiro
Educação Ambiental: Caroline Reis
Consultores especialistas: Dr. Agnaldo Silva Martins, Msc. Daniel Moa, Msc. João Pedro Zanardo, MSc. Rafael de Rezende Coelho
Tradutora: Ilka Westermeyer
Audiodescrição: Fernando Paschoal
Relações Institucionais / Captação: Daniela Gerhard Batista
Curadoria da Exposição: Gabriel Lordêllo
Produção Expográfica: Vitor Lorenção
Gestão Financeira: Thiago Negrelli
Contabilidade: Constart
Assessoria Jurídica: AT Consultoria Jurídica
Fotógrafo: Leonardo Merçon
Assistência de Fotografia: Augusto Gomes, Joarley Rodrigues e Julia Francischini
(Por 
Denise Klein/AsImp)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Espetáculo ‘Fuscalhaços’ começa circular pelo Espírito Santo
Vila Velha estuda criação de museu na Estação Leopoldina
Parque Moscoso terá evento cultural à partir de sexta (25)
Michele Boldrini: Autora capixaba lança livro infantil sobre congo
Escolas de Vitória e Serra receberão intervenções artísticas
3° Prêmio da Música Capixaba homenageia Alexandre Lima
Final de semana com música instrumental e cultura hip-hop
Ritmos do hip-hop na pista de skate de Coqueiral de Itaparica
Fames oferece bolsas para participação no Jazz Vix Talentos

TAGS:
LIVRO | FOTOGRÁFICO | REFÚGIOS | TARTARUGAS | BILINGUE