CENÁRIO EMPREENDEDOR

Marketing, para fazer acontecer.

Para ser profissional de marketing é preciso ser diferente.

Em 03/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

No mês de maio, mais precisamente no dia 8, comemora-se “O Dia do Profissional de Marketing.” Um seleto grupo de profissionais, do qual, orgulhosamente, faço parte.

Sempre ouvi falar sobre expoentes do universo estratégico: Philip Kotler, MichaelPorter, Gary Armstrongno marketing; Peter Drucker, Sylvia Constant Vergarana  administração e na gestão de pessoas; entre outros; e cada vez mais me sentia fascinado pelo assunto.

Fui para a universidade estudar e aprender sobre marketing. Lá sim é que o nome, as ideias e as estratégias destes e outros feras estavam presentes em todas as disciplinas de cada semestre.

O tema é tão instigante que emendei numa pós-graduação e um MBA (Master of Business Administration).

É uma atividade crescente diante da necessidade de fazer diminuir a preocupação das empresas e organizações quanto a sua posição, suas estratégias e táticas para atuar no mercado.

Para ser profissional de marketing é preciso ser diferente, ter um gosto maior, um desejo ardente por superar desafios.

Em todas as áreas, que muitos veem erradamente, de forma isolada, desde o pensamento e o planejamento estratégico, até a promoção, o relacionamento e o marketing direto, é preciso ser um camaleão, para se adaptar às inovações e mudanças diárias.

O cenário é no mínimo intrigante. Vender, atividade-fim do marketing, nunca foi uma missão difícil.

Uma das tantas funções do profissional de marketing é estabelecer o controle e mensurar cada tipo de ação de forma a transformar os dados obtidos em informações seguras, como base sólida para decisões futuras.

Novas necessidades de consumo e de relacionamento, fragmentação da mídia, corte nos custos e nas verbas, consumidor consciente e mutável (ou não), tecnologia avançando em passos acelerados, economia estável, concorrência e competição implacável, retorno do investimento, sustentabilidade, modismos, tendências e um sem-número de fatores são pólvora na bomba que está nas mãos dos profissionais de marketing.

Autor

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br e diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.