SAÚDE

Maruípe recebe mobilização para prevenção do câncer

Semus de Vitória promoveu, nesta sexta uma ação alusiva ao tema, na Praça de Eucalipto.

Em 06/10/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Trabalhadores e famílias atendidas e/ou acompanhadas pelas equipes desses espaços se uniram numa grande mobilização com balões, distribuição de panfletos informativos e atividades culturais.

Outubro é um mês de conscientização marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Para chamar atenção das famílias para esse assunto, a rede intersetorial de Maruípe - que inclui equipes dos serviços ligados às secretarias de Educação (Seme), Saúde (Semus), Assistência Social (Semas) e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer(Afecc) - promoveram, na manhã desta sexta-feira (06), uma ação alusiva ao tema, na Praça de Eucalipto.

Trabalhadores e famílias atendidas e/ou acompanhadas pelas equipes desses espaços se uniram numa grande mobilização com balões, distribuição de panfletos informativos e atividades culturais.

>> Aracruz reforça ações de prevenção ao câncer de mama

Na praça, nas ruas e no trânsito, quem passava próximo ao local era abordado e convidado a dialogar sobre o assunto. Orientações, informações e esclarecimentos de pontos importantes sobre a saúde da mulher foi o principal assunto conversado.  

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, a ação mostrou o quanto a rede socioassistencial e intersetorial são importantes. A rede Maruípe realizou o evento pelo terceiro ano e neste ano contou com a presença de Cras, Creas, Alojamento de Famílias, Banco de Alimentos Hebert de Souza, Serviço de Convivência de Crianças e Adolescentes, Unidade de Saúde, Escola e a Afec.

"Acredito que alcançamos o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o quanto é importante falar da prevenção do câncer de mama. Nosso abraço simbólico na praça quer representar que todas as mulheres se sintam abraçadas e acolhidas." pontuou a secretária.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer - INCA, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

É imprescindível a informação e o acesso das mulheres a consultas e aos pontos de realização de exames. Uma vez que com o diagnóstico precoce as chances de cura são altas, chegando a 95%, de acordo com Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama(FEMAMA). 

Principais sinais:

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). (Secom/PMV)

Leia também:

Aracruz reforça ações de prevenção ao câncer de mama
Cariacica: fim de semana será de vacinação sem agendamento
Serra terá vacinação sem agendamento neste fim de semana
PMVV: Mutirão de Saúde da Mulher em todas as regiões 
Diagnóstico tardio da osteoporose prejudica tratamento
Serra abre novas vagas para vacinação nesta quinta (5)
Vila Velha tem 8 postos de vacinação durante Outubro Rosa
Sábado será da mulher nas Unidades de Saúde da Serra
Mutirão para exames atende 500 mulheres em Linhares
Cachoeiro leva mutirão de serviços de saúde a Itaoca 
Outubro Rosa: Serra vai oferecer 3.300 exames de mamografia

TAGS:
VITÓRIA | PREVENÇÃO | CÂNCER | OUTUBRO ROSA | AÇÃO