SAÚDE
Maruípe recebe mobilização para prevenção do câncer
Semus de Vitória promoveu, nesta sexta uma ação alusiva ao tema, na Praça de Eucalipto.
Em 06/10/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Trabalhadores e famílias atendidas e/ou acompanhadas pelas equipes desses espaços se uniram numa grande mobilização com balões, distribuição de panfletos informativos e atividades culturais.
Outubro é um mês de conscientização marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Para chamar atenção das famílias para esse assunto, a rede intersetorial de Maruípe - que inclui equipes dos serviços ligados às secretarias de Educação (Seme), Saúde (Semus), Assistência Social (Semas) e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer(Afecc) - promoveram, na manhã desta sexta-feira (06), uma ação alusiva ao tema, na Praça de Eucalipto.
Trabalhadores e famílias atendidas e/ou acompanhadas pelas equipes desses espaços se uniram numa grande mobilização com balões, distribuição de panfletos informativos e atividades culturais.
>> Aracruz reforça ações de prevenção ao câncer de mama
Na praça, nas ruas e no trânsito, quem passava próximo ao local era abordado e convidado a dialogar sobre o assunto. Orientações, informações e esclarecimentos de pontos importantes sobre a saúde da mulher foi o principal assunto conversado.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, a ação mostrou o quanto a rede socioassistencial e intersetorial são importantes. A rede Maruípe realizou o evento pelo terceiro ano e neste ano contou com a presença de Cras, Creas, Alojamento de Famílias, Banco de Alimentos Hebert de Souza, Serviço de Convivência de Crianças e Adolescentes, Unidade de Saúde, Escola e a Afec.
"Acredito que alcançamos o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o quanto é importante falar da prevenção do câncer de mama. Nosso abraço simbólico na praça quer representar que todas as mulheres se sintam abraçadas e acolhidas." pontuou a secretária.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer - INCA, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
É imprescindível a informação e o acesso das mulheres a consultas e aos pontos de realização de exames. Uma vez que com o diagnóstico precoce as chances de cura são altas, chegando a 95%, de acordo com Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama(FEMAMA).
Principais sinais:
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). (Secom/PMV)
Leia também:
> Aracruz reforça ações de prevenção ao câncer de mama
> Cariacica: fim de semana será de vacinação sem agendamento
> Serra terá vacinação sem agendamento neste fim de semana
> PMVV: Mutirão de Saúde da Mulher em todas as regiões
> Diagnóstico tardio da osteoporose prejudica tratamento
> Serra abre novas vagas para vacinação nesta quinta (5)
> Vila Velha tem 8 postos de vacinação durante Outubro Rosa
> Sábado será da mulher nas Unidades de Saúde da Serra
> Mutirão para exames atende 500 mulheres em Linhares
> Cachoeiro leva mutirão de serviços de saúde a Itaoca
> Outubro Rosa: Serra vai oferecer 3.300 exames de mamografia
TAGS: VITÓRIA | PREVENÇÃO | CÂNCER | OUTUBRO ROSA | AÇÃO