SAÚDE
Maternidade de Cachoeiro de Itapemirim terá 130 leitos e Utin.
A apresentação oficial do projeto arquitetônico do Hospital Materno foi realizada desta sexta-feira (23).
Em 23/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Governo do Estado vai garantir o recurso para adequação da estrutura onde funcionará o Hospital Materno Infantil de Cachoeiro de Itapemirim. O Hospital será instalado no prédio do Aquidabam, onde comporta atualmente a Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro. A apresentação oficial do projeto assistencial e arquitetônico do Hospital Materno Infantil foi realizada no início da tarde desta sexta-feira (23) e contou com a presença do governador Paulo Hartung, além de representantes da bancada federal e lideranças do município.
O governador Paulo Hartung ressaltou que a estrutura será reativada após parceria entre Governo do Estado e Bancada Federal. "Aqui tem uma parceira da bancada federal, por meio do senador Ricardo Ferraço, que conseguiu a liberação de recursos, e Governo do Estado, com a outra parte do recursos. Esse investimento possibilitará as adaptações necessárias para que esse espaço público tenha condições de prover serviços importantes de saúde vinculados ao SUS, focado na população da região sul do Estado", explicou o governador.
O Hospital Materno Infantil de Cachoeiro vai implementar os serviços já oferecidos na região e será referência para gestação de alto risco para os 26 municípios da Região Sul e risco habitual para Alfredo Chaves, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Vargem Alta e Rio Novo do Sul, gerando mais qualidade na assistência prestada à mulher e à criança no Sul do Estado.
O hospital terá 130 leitos, sendo 20 de gestação de alto risco, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), 10 leitos UTI adulto, 45 leitos de alojamento conjunto (mãe, bebê e acompanhante), 20 de Unidade Neonatal de Cuidados Intermediários Convencional (UCINco), 10 de UCINca e cinco leitos para o centro de parto normal.
A Unidade contará com as especialidades médicas de neonatologia, ginecologia, obstetrícia, clínica médica, cardiologia, anestesiologia, neurologia e cirurgia pediátrica e oferecerá ecocardiograma, eletrocardiograma, tococardiografo, tomografia, ressonância, magnética,densitometria e mamografia.
A unidade contribuirá na organização e estruturação da Rede Estadual Materno Infantil, que tem como finalidade propor a organização de ações e serviços de forma integrada de atenção à saúde.
Secom/ES