SAÚDE
Médico alerta os pais para bexiga hiperativa e enurese
Comum em crianças, urinar na cama ou na roupa são sinais das patologias.
Em 13/12/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A bexiga hiperativa e a enurese são problemas comuns entre crianças que, às vezes, não são compreendidos pelos pais e outras pessoas que fazem parte do dia a dia delas. A urina na roupa ou na cama durante a noite nem sempre é sinal de distração e deve ser observada com atenção. Os motivos podem ser hereditários, físicos ou até mesmo emocionais.
A enurese é a doença responsável pela urina na cama, comum principalmente até os cinco anos de idade. Ela acomete cerca de 40% das crianças que tiveram um dos pais com o problema e 75% das que tiveram os dois. O problema tende a desaparecer conforme elas vão crescendo. Contudo, em alguns casos, é necessário controlar a enurese com métodos específicos, já que a patologia pode ser sintoma de outras condições médicas que demandam atenção.
As crianças que sofrem com bexiga hiperativa necessitam urinar muitas vezes ao dia, em alguns casos com urgência e, por isso, não conseguem segurar. “Muitos pais e professores acham que os casos de urina nas roupas ou na cama aconteceram porque a criança deixou para ir ao banheiro na última hora, mas o que pode ter ocasionado o problema é um sintoma físico ou emocional”, explica José Antônio Prezotti, médico da Associação de Urologia do Espírito Santo (AUES).
Diagnóstico e tratamento
Os pais devem começar a prestar atenção principalmente após os cinco anos de idade, quando as crianças já têm o sistema urinário amadurecido e atingiram a fase de total controle miccional.
“Se os casos se tornarem frequentes, a criança deve ser levada a um médico urologista. O tratamento pode ser feito com medicamentos ou fisioterapia para que os músculos do assoalho pélvico se fortaleçam, assim, ajudando a controlar a micção”, destaca Prezotti.
(Foto: Divulgação)