EDUCAÇÃO
MEC prorroga até maio prazo para regular EaD no ensino superior
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 9 de maio o prazo para criação do marco regulatório.
Em 29/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: © Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Com o adiamento anunciado pelo Ministério da Educação, os processos de credenciamento e autorização de novos cursos de graduação na modelidade de Ensino a Distância (EaD) ficam suspensos até a definição das novas normas regulatórias.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 9 de maio o prazo para criação do marco regulatório e de novos referenciais de qualidade para oferta de cursos da educação superior na modalidade a distância. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de 9 de abril.

Com o adiamento, os processos de credenciamento e autorização de novos cursos de graduação na modelidade de Ensino a Distância (EaD) ficam suspensos até a definição das novas normas regulatórias.
Na última semana, no evento de divulgação dos dados do Censo Escolar 2024, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o texto do decreto presidencial que vai regulamentar o ensino superior a distância no país está sendo aperfeiçoado em articulação com especialistas e entidades que atuam na educação superior.
“Estamos ouvindo os setores, os especialistas. Foram seis meses de discussão e avaliação para que a gente pudesse chegar a esse momento, fechando o processo para que ele [decreto] possa ser anunciado oficialmente pelo presidente.”
Entre os pontos que serão definidos pelo marco regulatório estão a definição de quais cursos precisarão ser 100% presenciais, quais poderão ser híbridos e quais poderão desenvolver as atividades em EaD.
“O MEC não é contra o ensino a distância. O que nós queremos apenas é garantir a qualidade na oferta desses cursos e na formação desses profissionais”, garantiu o ministro da Educação, Camilo Santana.
Segunda prorrogação
Inicialmente, o novo marco regulatório e os referenciais de qualidade para a oferta de cursos de educação a distância (EaD) deveriam ter sido publicados até 31 de dezembro de 2024, conforme estabelecido na portaria do MEC nº 528, de 6 de junho de 2024.
Em janeiro deste ano, o ministro da Educação deu a previsão de que o decreto seria apresentado em fevereiro. Entretanto, foram necessários novos adiamentos. Em 10 de março, o MEC prorrogou o prazo para 10 de abril. Agora, o MEC prorrogou o prazo até 9 de maio de 2025. (Daniella Almeida - da Agência Brasil)
Leia também:
> Prazo para pedir isenção da inscrição do Enem termina hoje
> Maioria no país, alunos mais pobres têm menor aprendizado
> Escolas de Vila Velha ampliam inclusão com ensino de Libras
> Projetos de leitura transformam o futuro de alunos de Viana
> Dia de Educação para os Surdos: Serra tem aulas bilingues
> Fies abre inscrições para vagas remanescentes do 1º semestre
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












