SAÚDE
Médicos aprovam capacitação sobre o "Teste do Olhinho"
A capacitação representa a ampliação do serviço integral à Saúde da Criança no Município de V.Velha/ES
Em 28/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Mais de 50 médicos, entre generalistas e pediatras de Vila Velha, participaram nesta segunda-feira (27) de uma capacitação sobre o teste do reflexo vermelho, conhecido como “Teste do Olhinho”, realizado em recém-nascidos e lactentes.
“A capacitação foi positiva e proveitosa. Deu estrutura e conhecimento para que os que os médicos da Atenção Primária possam fazer algo diferente nas Unidades de Saúde do município”, disse o primeiro médico residente em Medicina da Família de Vila Velha, William Calvi. “Fazer o diagnóstico precoce e evitar um problema que pode impactar toda a vida da criança é de fundamental importância”.
A médica pediatra matriciadora, Vivian Maciel dos Santos, disse que o teste é rápido, e em segundos já é possível identificar se o resultado é positivo ou negativo, e também falou sobre a importância de realizar o Teste do Olhinho nos recém-nascidos e lactentes. “É importante, pois detecta várias doenças oculares, principalmente as que exigem tratamento urgente, como a catarata congênita, que é responsável por provocar cegueira infantil, e o retinoblastoma, que é um tumor nas vistas, mais frequente em crianças“.
A capacitação foi ministrada pelo médico oftalmologista Milton Correia. Este teste faz parte da Política Nacional de Triagem Neonatal e a capacitação representa a ampliação do serviço integral à Saúde da Criança no Município, favorecendo ações de prevenção à saúde.
Teste do Olhinho - É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não apresenta nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.
Fonte:PMVV