SAÚDE

Melhor idade: Projeto fomenta protagonismo de idosos

Cotidiano monótono se transforma em local de aprendizado, cuidado e sabedoria em Viana

Em 04/12/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

Eles já vivenciaram muita coisa, sejam cenários positivos ou traumas, mas sempre estão aptos e de coração aberto para novas experiências.

Quando se pensa em potências, a vida vem à mente. E a terceira idade é, sim!, o momento de se conhecer e descobrir a sua grandeza, criatividade e desabrochar talentos. Por meio da arte, do acompanhamento e da parceria, o cotidiano monótono se transforma em um local de aprendizado, cuidado e sabedoria.

Eles já vivenciaram muita coisa, sejam cenários positivos ou traumas, mas sempre estão aptos e de coração aberto para novas experiências. E a dinâmica em grupo, "Desmistificando o envelhecimento", tem como objetivo levar a esse público ainda mais interações entre si e aguçar em cada um, talentos, o companheirismo mútuo e a oportunidade do convívio com realidades de outros colegas espantando para longe a solidão.

>> Serra realiza testes rápidos de hepatites virais em shopping

Pintura, artesanato e conversa. Com materiais que seriam descartados em suas casas, os idosos criam objetos de decoração para casa. Tudo isso, protagonizado e criado por eles mesmos. A dona Tereza, de 72 anos, que trouxe a ideia para o grupo e incentiva todos os seus colegas a trabalharem. Por isso, inclusive, ganhou o apelido de coordenadora do projeto. E com a dedicação de cada um, aquilo que iria para o lixo se transforma em um artigo colorido, ganhando nova vida.

"Frequento o CRAS há 17 anos, aqui é mais minha casa do que o lugar onde moro. Eu vivo sozinha, graças a Deus, mas ao mesmo tempo sinto tanta falta das minhas filhas. Aprendi a fazer as artes pelo whatsapp, pedi à minha filha para me ajudar, assisti os vídeos e aprendi tudo certinho e agora trouxe aqui para o grupo criar", explicou a dona Maria Tereza Carlini, moradora de Vila Bethânia.

Tudo fica lindo, contudo, esse não é o objetivo central do grupo. Apesar do trabalho de transformação dos materiais, a ideia principal nessas oficinas é a transformação pessoal e coletiva. Para construir os materiais eles se unem, e do diálogo entre si, surgem novas redes de contato e apoio. As realidades de cada um e os modos como enfrentar dilemas são colocados em pauta e eles se apoiam em suas distintas vivências.

Mais do que isso, os idosos se enxergam como pessoas potentes e importantes que têm seu local por direito no espaço.

"Construir coisas traz autoestima para a pessoas, por isso, colocamos em prática a ideia de pensar que o envelhecimento como momento de construir coisas, retirando a ideia de que esse é um período de fim de vida", conta a aluna do 8° período Júlia Almeida Loureiro.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, e a iniciativa privada, com a participação de alunos do curso de Psicologia da faculdade MultiVix, realizados pelo grupo Paula Vicente, Vitor Coelho e Larissa Eliodoro e supervisionados pela psicóloga , Marlúcia Silva do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI).

Em seis encontros, o projeto atende pessoas de diferentes bairros de Viana, cria novas amizades e mostra que envelhecer é um momento de mostrar sua experiência a todos e continuar criando novos destinos e fazendo da vida um lugar rico em beleza, com a arte de viver em toda a sua plenitude. (Secom/PMViana)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Serra realiza testes rápidos de hepatites virais em shopping 
Vacinação sem agendamento neste fim de semana na Serra
Testes rápidos de ISTs podem ser feitos nas US de Vila Velha
Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens
Viana: Arte, terapia e fisioterapia transformam vidas em UBS
Vila Velha: ​Ações de combate à dengue serão intensificadas
Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (30)
Sábado terá postos de vacinação por livre demanda em VV
Cariacica fará ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids
Serra: Dezembro vermelho terá diversas ações de prevenção
Mulheres agora tem direito a acompanhante em atendimento

TAGS:
MELHOR IDADE | PROJETO | PROTAGONISMO | VIANA | IDOSOS