TEMAS GERAIS
Moderniza-ES investe em tecnologia e adquire drones
O Moderniza-ES adquire drones para serem utilizados nas unidades prisionais do Estado.
Em 11/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Governo/ES
Com investimento de R$ 586 mil, os equipamentos com tecnologia de ponta visam a ampliar a eficiência da segurança, monitoramento, fiscalização e apoio logístico nas unidades prisionais.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
O Governo do Espírito Santo, por meio do Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Penitenciário (Moderniza-ES), da Secretaria da Justiça (Sejus), acaba de adquirir dez drones de última geração que serão utilizados como ferramentas de monitoramento e apoio operacional nas unidades prisionais do Estado.
>> Bolsonaro nega plano de golpe e pede desculpa ao STF
Com investimento de R$ 586 mil, os equipamentos com tecnologia de ponta visam a ampliar a eficiência da segurança, monitoramento, fiscalização e apoio logístico nas unidades prisionais. As aeronaves permitem vigilância aérea eficaz, com capacidade de cobrir áreas restritas e de difícil acesso, proporcionando maior agilidade e precisão nas operações.
A aquisição dos drones reforça o compromisso do Governo do Estado com a modernização do sistema prisional e o investimento em tecnologia e infraestrutura.
“A aquisição de drones para o monitoramento aéreo, que contam, inclusive, com câmeras térmicas, contribuirá para a vigilância e a segurança das nossas unidades penitenciárias”, destacou o coordenador-geral do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira.
Moderniza-ES
O Moderniza-ES, um programa inovador, é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e reúne um conjunto de investimentos da ordem de U$ 102.911.500,00 que ampliará e modernizará os serviços prestados pela Secretaria da Justiça (Sejus), por meio de projetos de ressocialização, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade ambiental.
Entre as ações previstas, está a construção de Centros de Reintegração Social nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Com as novas unidades, será possível reduzir a taxa de ocupação no sistema.
O programa inclui ainda a ampliação dos projetos de ressocialização voltados à população prisional, a adequação dos equipamentos de energia, água e saneamento; a construção de infraestrutura para serviços de alimentação e lavanderia; e sistema integrado de gestão de informações e solução de cibersegurança. (As informações são da Sejus)
Leia também:
> Bolsonaro nega plano de golpe e pede desculpa ao STF
> Paralisação parcial dos ônibus preocupa a Fecomércio-ES
> Dia dos Namorados: pesquisa do Procon-ES aponta variação
> Fiscalização flagra irregularidades e apreende veículos novos
> Serra chega à metade do ano sem mortes por afogamento
> Rede de fibra óptica do Governo alcança 100% dos municípios
> Maio Amarelo na Serra alcança mais de 2,9 mil pessoas
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












