CULTURA

Mostra de cinema exibirá filmes em bairros da capital

Vitória recebe, na sexta-feira (13) e sábado (14), o "Festival Cinema de Vitória Itinerante".

Em 09/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A ação ocorrerá em locais públicos e de fácil acesso, com o objetivo democratizar o contato com a cultura, promover a difusão de conteúdos cinematográficos e incentivar a formação de plateias para as produções locais e nacionais.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

A cidade de Vitória recebe, na próxima sexta-feira (13) e sábado (14), o "Festival Cinema de Vitória Itinerante". O evento é gratuito e levará o melhor do cinema brasileiro e do audiovisual capixaba para o público de forma gratuita.

>> Projeto “Capoeira Entre Lentes” inicia oficinas em Viana

A ação ocorrerá em locais públicos e de fácil acesso, com o objetivo democratizar o contato com a cultura, promover a difusão de conteúdos cinematográficos e incentivar a formação de plateias para as produções locais e nacionais.

Com exibições abertas a toda a comunidade, a mostra ocorrerá em dois bairros de Vitória, começando na Praça Costa Pereira, no Centro da cidade, na sexta-feira (13), a partir das 18h.

No sábado (14), a programação será realizada na Nova Orla de São Pedro, em frente à Unidade de Saúde Ilha das Caieiras, também a partir das 18h.

Para as sessões, com previsão de duas horas e meia de duração, não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição antecipada. O evento é destinado a toda a família e tem classificação indicativa livre, proporcionando uma experiência cinematográfica acessível para pessoas de todas as idades.

Programação

O "Festival Cinema de Vitória Itinerante" traz uma seleção diversificada de produções audiovisuais. O destaque é o longa-metragem "Nosso Sonho", de Eduardo Albergaria, além de curtas-metragens aclamados, como "O Passarinho Menino", de Ursula Dart, e "Saudades em Cor", de Arthur Felipe Fiel. Também será exibido o videoclipe "Água Salgada", de Wyucler Rodrigues.

"Essas produções representam a riqueza do audiovisual brasileiro e capixaba, destacando a criatividade e a diversidade de temas, abordagens e estilos com exibições gratuitas para um público de faixa etária ampla com foco na democratização do acesso ao cinema", disse Lucia Caus, diretora da Galpão Produções, realizadora do evento.

Cada sessão será realizada em um ambiente especialmente montado para recriar a atmosfera de uma sala de cinema, com cadeiras, equipamentos de projeção de alta qualidade (telão de LED) e som de excelência.

"Tudo foi planejado para proporcionar aos espectadores uma experiência imersiva, transportando-os para dentro do universo do cinema de forma envolvente", completa Lucia.

O "Festival de Cinema de Vitória Itinerante" é desenvolvido pela Galpão Produções, empresa com mais de 30 anos de atuação na área cultural e criadora de diversos projetos voltados para o fomento das artes no Espírito Santo. Entre os projetos realizados estão o "Festival de Cinema de Vitória" e o "Cultura em Toda Parte", ambos com foco na difusão da cultura capixaba e brasileira.

Incentivo à cultura

O projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2023, que selecionou propostas para apoio à produção, difusão e fomento do audiovisual, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura, do Governo Federal, e do município de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).

A mostra "Festival de Cinema de Vitória Itinerante" reafirma o compromisso com a inclusão cultural e a transformação social por meio da arte. "Ao levar cinema de qualidade para espaços públicos, o evento se torna uma ferramenta poderosa para ampliar horizontes, promover o pensamento crítico e oferecer novas experiências culturais aos cidadãos", finaliza a diretora da Galpão. (Secom/PMV)

Leia também:

Projeto “Capoeira Entre Lentes” inicia oficinas em Viana
Oficina gratuita de montagem teatral acontece em Cachoeiro
Mostra de Teatro movimenta Anchieta até 09 de dezembro
5º Festival Pedagógico de Capoeira têm início nesta sexta (06)
Prorrogado edital para seleção de grupos de Folia de Reis
Projeto "Conto no Ponto" fará ultima apresentação em 2024
Em 4 anos, Serra investiu R$ 9,6 milhões em editais da Cultura
Escola de Fotógrafos Cegos promove oficinas e exposição
Espaço Cultural “Zumbi dos Palmares” será inaugurado
Linhares recebe Festival de Cultura Afro Raízes em Movimento

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET