ECONOMIA NACIONAL

Movimentação de carga ferroviária atinge maior nível em 5 anos

A movimentação de cargas por ferrovias atingiu em 2023 o maior nível em cinco anos.

Em 16/02/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Ministério da Infraestrutura

Segundo a ANTF, esse é o terceiro maior volume da série histórica, só perdendo para o recorde de 569,4 milhões de toneladas úteis registrado em 2018 e de 538,3 milhões obtido em 2017.

A movimentação de cargas por ferrovias atingiu em 2023 o maior nível em cinco anos. No ano passado, 530,6 milhões de toneladas úteis foram transportadas por trens. Os dados constam do relatório da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).


Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Segundo a ANTF, esse é o terceiro maior volume da série histórica, só perdendo para o recorde de 569,4 milhões de toneladas úteis registrado em 2018 e de 538,3 milhões obtido em 2017. De 2006 a 2023, destacou o relatório, o volume de carga transportado por ferrovia no Brasil aumentou 64%.

>> Mercado eleva a previsão da inflação para 2024 e 2025

Ao desconsiderar as cargas de minério de ferro, o desempenho melhora ainda mais. No ano passado, o transporte ferroviário de carga geral – produtos agrícolas, combustíveis, contêineres e demais cargas – somou 148,6 milhões de toneladas úteis. Esse foi o maior volume para a categoria desde 2005, quando tinham sido movimentadas 149,6 milhões de toneladas úteis.

Em nota, a Casa Civil atribuiu o crescimento à recuperação da economia e ao aumento das parcerias com a iniciativa privada. Segundo a pasta, a combinação de investimentos públicos e privados permite a melhoria da malha ferroviária.

Entre as principais realizações, a Casa Civil citou a retomada dos investimentos na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) 1 e a intensificação das obras da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico). A pasta também lembrou que o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê mais de R$ 94 bilhões em investimentos públicos e privados no transporte ferroviário até 2026.

O governo também cita o aprimoramento dos contratos com as concessionárias de ferrovias e a elaboração de uma política de incentivos à devolução de trechos ociosos e inoperantes para aumentar a eficiência da malha ferroviária nos próximos anos. Além disso, as parcerias público-privadas, ressaltou o ministério, liberarão recursos do Orçamento para outras obras, como o trecho pernambucano da Transnordestina e a continuação da Fiol 2, na Bahia. (Por Wellton Máximo/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Mercado eleva a previsão da inflação para 2024 e 2025
Bancos fecham durante Carnaval e só reabrem na Quarta
Setor de serviços avançou 2,3% em 2023, segundo o IBGE
Produção da Petrobras cresce 2% no 4º trimestre de 2023
Lula anuncia R$ 121,4 bilhões em investimentos do PAC em MG
Colheita de grãos da safra 23/24 será menor do que o estimado
Inflação de janeiro fica em 0,42%, pressionada pelos alimentos
Vendas do comércio varejista sobem 1,7% em 2023, diz IBGE
Poupança tem retirada líquida de R$ 20,1 bilhões em janeiro

TAGS:
MOVIMENTAÇÃO | CARGA | FERROVIAS | TONELADAS | ANTF