SAÚDE

Mpox: Brasil instala Centro de Operações de Emergência

Ministério da Saúde instalou nesta quinta um Centro de Operações de Emergência em Saúde

Em 15/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © José Cruz/Agência Brasil

De acordo com o ministério, desde a primeira emergência decretada em razão da doença, de 2022 a 2023, a vigilância para a mpox se manteve como prioridade.


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O Ministério da Saúde instalou nesta quinta-feira (15) um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para coordenar as ações de resposta à mpox no Brasil. A doença foi declarada emergência em saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dados da pasta brasileira indicam que, desde 2023, o país apresenta estabilidade no número de infecções.

>> Especialista explica como amenizar os efeitos da dislexia

De acordo com o ministério, desde a primeira emergência decretada em razão da doença, de 2022 a 2023, a vigilância para a mpox se manteve como prioridade. A pasta informou que vinha monitorando atentamente a situação mundial e as informações compartilhadas pela OMS e por outras instituições e que já iniciou a atualização das recomendações e do plano de contingência para a doença no Brasil.

Casos e mortes

Dados do ministério mostram que, em 2024, foram notificados 709 casos confirmados ou prováveis de mpox no Brasil, um número classificado pela pasta como “significativamente menor” quando comparado aos mais de 10 mil casos notificados em 2022, durante o pico da primeira emergência da doença no país. Desde 2022, foram registrados ainda 16 óbitos, sendo o mais recente em abril de 2023.

Vacinação

Ainda segundo o ministério, a vacinação contra a mpox no Brasil foi iniciada em 2023, durante a primeira emergência global pela doença, com o uso provisório de uma dose liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e priorizando pessoas com maior risco de evolução para formas graves da doença. Desde o início da imunização, mais de 29 mil doses foram aplicadas. (Por Paula Laboissière/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram 
Especialista explica como amenizar os efeitos da dislexia
Vitória abre mais de 4,4 mil novas vagas para vacinação
Sesa alerta importância da atualização do cadastro no SUS
Saúde vai instituir comitê de emergência para mpox
OMS declara mpox como emergência em saúde pública global
Rio faz convocação para população se vacinar contra covid-19
Gripe aviária: risco global para a saúde humana é baixo
Dia do Cardiologista: um alerta sobre os cuidados com o coração
OMS avalia se mpox deve voltar a ser declarada emergência global

TAGS:
MPOX | BRASIL | CENTRO DE OPERAÇÕES | EMERGÊNCIA | SAÚDE