TEMAS GERAIS
Mulheres são capacitadas com aulas de defesa pessoal
Cariacica promove uma capacitação de mais de 60 mulheres com aulas de defesa pessoal
Em 18/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Claudio Postay/Divulgação/Prefeitura de Cariacica
O treinamento contou com exercícios para aplicação de técnicas, como controle de distância, técnica de torção, de fuga ou de escape, além de várias chaves de braço e estrangulamento.
Agosto Lilás: Cariacica promove capacitação de mais de 60 mulheres com aulas de defesa pessoal para que elas possam se defender da violência de gênero. A primeira das quatro aulas aconteceu na manhã deste sábado (16), na academia Gracie Barra, em Vila Capixaba, e envolveu o ensino de técnicas defesa pessoal com base em lutas como o Jiu-jitsu.
O treinamento contou com exercícios para aplicação de técnicas, como controle de distância, técnica de torção, de fuga ou de escape, além de várias chaves de braço e estrangulamento. Tudo isso para imobilizar o possível “agressor”.
“É uma ação importante na qual as mulheres aprendem a se defender de ataques e também para o enfrentamento da violência. E também para que possam trabalhar o emocional a fim de romper com esse ciclo vicioso e se tornarem independentes”, destacou a vice-prefeita Shymenne de Castro, que acompanhou os treinamentos.
A secretária da Mulher e Direitos Humanos, Lorena Nascimento, também destacou a importância da ação.
“Quando a mulher tem noção de autodefesa, ela consegue sair da zona de perigo e muitas vezes pode até salvar a sua própria vida”, opinou.
A presidente do Instituto Veredas, Udimila Rezende, uma das idealizadoras do projeto, contou que já passou por situações de violência doméstica.
“Eu cresci em um lar marcado pela violência. Mas hoje, com ações como essa, temos todo o apoio com a política pública do município”, falou.
Na última das aulas de defesa pessoal, que serão realizadas sempre aos sábados, terá uma roda de conversa para identificar a necessidade de apoio psicossocial, o chamado momento reflexivo. (Semco/PMC)
Leia também:
> “Caminhada Agosto Lilás” será no próximo dia 20, em João Neiva
> Granizo e ventos de 100km/h devem atingir sul do país
> Denúncias de abuso contra crianças crescem 114% após vídeo
> Cariacica completa 130 dias sem registro de feminicídio
> Comissão de Segurança propõe criar a Casa da Mulher Capixaba
> ES tem 493 mudanças de nome feitas diretamente em cartório
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













