SAÚDE
Multivacinação: 8 mil vagas de agendamento em Vila Velha
8 mil vagas de agendamento para vacinação disponibilizadas nesta sexta (14) em Vila Velha
Em 13/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
São mais de 8 mil vagas para vacinação de Covid-19, (todas as doses e Bivalente), imunização contra Influenza e demais doses do calendário vacinal, incluindo BCG, HPV, Meningite ACWY para diversos públicos.
Os moradores de Vila Velha poderão agendar sua vacinação para os dias 18, 19 e 20 de abril nesta sexta-feira (14), a partir das 15h, ou se vacinar durante os festejos de Nossa Senhora da Penha, no Parque Estadual da Prainha. Serão 18 mil doses de vacinas para um público variado, com e sem agendamento, neste fim de semana.
Com agendamento
São mais de 8 mil vagas para vacinação de Covid-19, (todas as doses e Bivalente), imunização contra Influenza e demais doses do calendário vacinal, incluindo BCG, HPV, Meningite ACWY para diversos públicos.
A vacina contra a Influenza (gripe) protege de infecção aguda do sistema respiratório, provocado por vírus com grande potencial de transmissão. O público alvo para a imunização é a população acima de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, pacientes imunocomprometidos, pacientes de doenças crônicas não transmissíveis. Trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, servidores das forças armadas, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, portuários e os que atuam com transporte coletivo rodoviário também estão aptos a receber a vacina (veja a lista completa abaixo). A imunização contra a Influenza vai até o dia 31 de maio.
Para vacinação contra a Covid-19, o município oferta a primeira, segunda e as demais doses de reforço, incluindo a Bivalente, disponível para pessoas com comorbidades, diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cardiopatia congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, obesidade mórbida, síndrome de Down e outras síndromes genéticas (veja a lista completa abaixo) poderão tomar o reforço, desde que sejam maiores de 12 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Sobre a imunização de rotina, voltada para a população de crianças, adolescentes, adultos e idosos, o agendamento na sexta é para aplicação na semana seguinte. É importante informar que o agendamento está liberado todos os dias, mediante as doses disponíveis no sistema.
10 mil doses na Festa da Penha
Na maior festa religiosa do Estado, a Secretaria de Saúde de Vila Velha vai vacinar fiéis de todo o país, no posto de vacinação anexo à tenda de atendimento à saúde, na Prainha, durante a Festa da Penha. Entre os dias 15 e 17 de abril, serão ofertadas 10 mil doses sem agendamento para moradores de Vila Velha e visitantes de todo país. Para se vacinar com a Bivalente ou imunizante para Influenza (gripe), o fiel precisará apresentar documento de identificação (cartão do SUS ou identidade) e estar listado entre os grupos prioritários. Para as doses de reforço, é necessário levar também o comprovante de vacinação da dose anterior.
Confira os públicos das vacinas ofertadas:
Público Covid-19:
D1 e D2 - Pessoas acima de 6 meses
D3 - Pessoas acima de 3 anos
D4 - Pessoas acima de 18 anos que tomaram a D3 há pelo menos quatro meses e pessoas acima de 60 anos que tomaram a D3 há pelo menos três meses
Bivalente
População acima de 60 anos; gestantes; puérperas; pacientes imunocomprometidos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência, (ILP e RI) e seus trabalhadores; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; e funcionários do sistema de privação de liberdade. Pessoas com comorbidades (diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial , insuficiência cardíaca (IC), e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida, síndrome de down e outras síndromes genéticas, doença hepática crônica. Todos acima de 12 anos.
Influenza
População acima de 60 anos; gestantes; puérperas; crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos; pacientes imunocomprometidos; pacientes de doenças crônicas não transmissíveis (respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica) e outras condições clínicas especiais de qualquer idade (diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de trissomias). População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; servidores das forças armadas, forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; portuários e os que atuam com transporte coletivo rodoviário.
Meningite ACWY
Adolescentes de 11 a 14 anos que NÃO foram vacinados contra a meningite ACWY a partir dos 10 anos
HPV
Meninos e meninas de 9 anos a 14 anos.
Multivacinação (todas as vacinas de rotina):
Crianças, adolescentes, adultos e idosos. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Covid-19: vacinação de crianças é realizada sem agendamento
> Hemoes registra baixa no estoque de sangue e pede ajuda
> Terras indígenas ajudam evitar casos de doenças respiratórias
> PMVV: Vacinação contra gripe e Covid sem agendamento
> Prefeitura de Linhares continua com a vacinação contra gripe
> Viana intensifica ações de combate aos mosquitos da dengue
> Anvisa libera a fabricação de produtos da marca Fugini
> Aracruz deu início a campanha de vacinação contra a gripe
> Dengue: saiba os principais sintomas e formas de prevenção
> Pesquisa desenvolve curativos biológicos à base de placenta
> Começou a vacinação contra Influenza em Domingos Martins
TAGS: VACINAÇÃO | COVID-19 | VAGAS | AGENDAMENTO | MULTIVACINAÇÃO