CIDADE
Museu Homero Massena em Vila Velha terá afrescos restaurados
O espaço também vai ter sua estrutura física reformada.
Em 17/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Considerado um dos maiores patrimônios históricos de Vila Velha, o Museu Atelier Homero Massena, na Prainha, terá restaurados os afrescos em suas paredes. O espaço também vai ter sua estrutura física reformada. O projeto foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), órgão pelo qual o museu foi tombado desde o final da década de 1980.
A obra já foi licitada e a empresa vencedora é a CAJ Construções e Serviços. Atualmente, o Museu Atelier Homero Massena está fechado para visitações. A equipe técnica está utilizando uma sala do Teatro Municipal, localizada na Praça Duque de Caxias, Centro, empenhada no restauro dos documentos e fotografias do acervo.
De acordo com a bibliotecária do Museu Homero Massena, Cleonice Maulaz, cerca de “100 documentos foram contemplados pelo edital de 2018 da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo e estão sendo trabalhados em parceria com a equipe de restauro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), recebendo tratamento de higienização e descupinização”. A mestra em museologia e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luciane Oliveira está auxiliando no trabalho.
A equipe trabalha na elaboração do plano museológico e na inscrição do Homero Massena no cadastro Museus do Brasil, que é pré-requisito para a filiação no Museu no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e no Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).
O acervo do Museu conta com 2.074 peças, tais como pinturas sobre tela, cal e madeira; livros; recortes de jornais; documentos; objetos pessoais; e mobiliário. As pinturas estão conservadas em uma sala cedida pelo Exército no 38° Batalhão de Infantaria, na Prainha.
Homero Massena
Nascido em 04 de março de 1885, em Barbacena, Minas Gerais, Homero Massena era filho de capixaba e passou quase toda sua infância em Vila Velha. Aos 15 anos, Homero descobriu sua vocação artística e frequentou os cursos de pintura, urbanismo e decoração na Escola Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Também estudou pintura na Europa, na Academia Julian, em Paris.
Antes de se tornar artista, estudou Odontologia no Rio de Janeiro, mas não permaneceu por muito tempo na profissão. Chegou a trabalhar como jornalista e redator de A Batalha, O País, Jornal do Comércio e A Tarde. Foi também prefeito da cidade de Bonfim, em Minas Gerais. Em 1951 foi convidado pelo governador do Espírito Santo, Jones dos Santos Neves, para inaugurar e dirigir a Escola de Belas-Artes do Estado e passou a morar na casa onde hoje está localizado um museu em sua memória.
Homero Massena trouxe a técnica impressionista para o estado e é o maior nome e referência para os artistas capixabas. Ele tinha um amor declarado por Vila Velha e dizia que “para se viver bem, tem que ser em Paris ou em Vila Velha”, deixando bem clara sua paixão pelo município.
LEIA TAMBÉM
Plano de Cargos e Carreira de auditores e fiscais será enviado à Câmara
O prefeito Max Filho vai assinar, na próxima quarta-feira (18), o Projeto de Lei com a revisão do Plano de Cargos e Carreira e Vencimento para os auditores e fiscais de atividades urbana. A decisão foi tomada a partir de uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16), na sede da Prefeitura de Vila Velha, para adequações de alguns pontos do projeto com representantes da categoria.
Depois de assinado, o projeto seguirá para apreciação da Câmara Municipal. Entre as alterações mais significativas estão a desvinculação da gratificação de produtividade ao percentual de multas, autos de infração e notificações e a criação de um plano de resultados para atingimento da pontuação e alcance de objetivos estratégicos do município.
O secretário de Administração, Rafael Gumiero, disse que o projeto está praticamente pronto e só resta fazer algumas pequenas adequações. “A proposta já passou por amplo debate, por consulta pública e está pronto para ser encaminhado ao Legislativo municipal para votação ainda este ano”, explicou.
“Nós estamos confiantes de que essa será uma grande mudança de nível salarial e estrutural na carreira da fiscalização de Vila Velha. Então, nós estamos de pleno acordo com o que foi colocado aqui. Nesse momento, a proposta atende a categoria. Um ou outro ponto de discordância, discute-se no futuro”, avaliou o presidente da Associação dos Agentes de Fiscalização Publica, Vigilância Sanitária de Vila Velha, Juvenal Marcelino dos Santos.
Participaram da reunião o secretário de Governo, Saturnino Mauro; o procurador-geral, Jose de Ribamar Lima Bezerra; os vereadores Reginaldo Almeida e Bruno Lorenzutti; além de representantes da categoria. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)