SAÚDE
Mutirão contra dengue atua em Resistência nesta quarta (17)
A cidade de Vitória continua atuando firmemente no combate o mosquito Aedes aegypti.
Em 17/04/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Nessas ações, denominadas "Quartas da Dengue", os agentes de endemias realizam visitas domiciliares onde orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito, além de identificar, eliminar e tratar possíveis focos do Aedes aegypti.
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para o show do Xande de Pilares
A cidade de Vitória continua atuando firmemente no combate o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, nesta próxima quarta-feira (17) os agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), estarão no bairro Resistência intensificando as ações contra o mosquito. A concentração para início do mutirão está marcada para 7h30, em frente a unidade de saúde do bairro.
>> Unidades de Saúde de Linhares continua vacinar contra Dengue
Nessas ações, denominadas "Quartas da Dengue", os agentes de endemias realizam visitas domiciliares onde orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito, além de identificar, eliminar e tratar possíveis focos do Aedes aegypti.
Os Levantamentos de Índice de Infestação Predial Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) indicam que três em quatro focos do mosquito da dengue estão dentro das residências. Por isso é necessário sensibilidade e participação de toda sociedade para combater o mosquito.
Ações
A Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.
Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.
A participação popular é fundamental no combate ao Aedes aegypti. Para ajudar a população nessa importante tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist de combate aos mosquitos. (Secom/PMV)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Unidades de Saúde de Linhares continua vacinar contra Dengue
> Vacinação contra a dengue continua em Aracruz nas US
> Aracruz aplica mais de 700 doses em Dia D de vacinação
> Caminhada União pela Pessoa com Autismo reúne 5 mil pessoas
> Brasil integra rede da OMS para monitoramento de coronavírus
> Projeto “Sábado + Saúde” chega às unidades básicas
> Linhares vai receber carreta de prevenção à hanseníase
> Aracruz realiza Dia D de vacinação contra gripe neste sábado (13)
> Sábado (13) tem Dia D de vacinação contra a Gripe na Serra
> Serra abre vagas para vacinação contra Dengue e Influenza
> Estratégia de Saúde da Família terá ferramenta para avaliação
TAGS: MUTIRÃO | DENGUE | RESISTÊNCIA | VITÓRIA | COMBATE