SAÚDE
Mutirões na Grande Vitória vacinam mais de 100 mil contra febre amarela.
Informações são das prefeituras da região metropolitana neste sábado (4).
Em 04/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os mutirões na Grande Vitória neste sábado (4) vacinaram mais de 100 mil pessoas contra a febre amarela. As cidades só voltarão a fazer mais ações deste tipo no dia 11, sábado que vem, quando ocorrerá o Dia D de vacinação. Enquanto isso, a vacinação vai acontecer nas unidades de saúde, durante a semana.
Vila Velha
Em Vila Velha, foram vacinadas 30 mil pessoas, segundo a prefeitura do município. A meta era de 20 mil. Só no ginário Tartarugão foram 7 mil pessoas vacinadas.
Com o sucesso da campanha, a prefeitura decidiu confirmar a continuação da vacinação neste domingo (5), na Unidade de Saúde de Terra Vermelha e no Ginásio Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica, a partir das 8 horas.
A partir de segunda-feira (6), a vacinação continua em 16 unidades de saúde. Somente em Itaparica, as vacinas não serão aplicadas no posto de saúde, e sim no Ginásio Tatarugão, que será um ponto fixo de vacinação.
Cariacica
O mutirão de vacinação contra a febre amarela superou a meta prevista pela prefeitura do município. A expectativa era de que fossem imunizadas 10 mil pessoas, mas o número de pessoas vacinadas alcançou 16 mil, sendo que, desse total, três mil foram preferenciais.
A prefeitura do município disponibilizou médicos clínicos gerais para atender as pessoas com mais de 60 anos que buscavam o laudo médico.
No sábado (11) acontecerá outro mutirão no Estádio Kléber Andrade, será o Dia D da vacinação contra a febre amarela.
Vitória
Em Vitória, a vacinação aconteceu em cinco locais, sendo quatro montados pela prefeitura (Jardim da Penha, Jardim Camburi, São José e Bento Ferreira) e um na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Foram imunizadas 23.500 pessoas nos quatro pontos da prefeitura e 4.297 no campus Goiabeiras da Ufes. No total, 27.797 moradores foram imunizados contra a doença. Agora, em Vitória, 44,45% da população já está vacinada contra a febre amarela, segundo a prefeitura.
A vacinação continua na segunda-feira em 27 unidades de saúde do município, com distribuição das senhas a partir das 7 horas.
A quantidade de doses oferecidas diariamente é definida de acordo com a capacidade de atendimento de cada unidade de saúde, podendo variar de acordo com o desenvolvimento do trabalho naquele dia.
Serra
Na Serra, o mutirão aconteceu no Pavilhão de Carapina, das 9h às 15h. Senhas foram distribuídas e no total foram 35 mil pessoas vacinadas.