INOVAÇÃO
Nova tecnologia na prefeitura vai evitar ataques cibernéticos
Nova tecnologia na prefeitura de Vila Velha vai proteger dados e evitar ataques cibernéticos
Em 04/02/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A sala-cofre oferece proteção física e lógica contra incêndios, inundações, furtos e outros incidentes que possam comprometer os sistemas de gestão da prefeitura.
Com foco na modernização constante da gestão pública e visando garantir a segurança das operações tecnológicas, a Prefeitura de Vila Velha implementou um novo data center com sala-cofre para armazenar de forma segura dados sensíveis dos munícipes e da administração pública, bem como proteger o sistema contra ataques cibernéticos e acessos indevidos. A medida está em sintonia com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
>> Veículo autônomo entra em operação no Portocel em Aracruz
A sala-cofre oferece proteção física e lógica contra incêndios, inundações, furtos e outros incidentes que possam comprometer os sistemas de gestão da prefeitura.
“O novo data center está em sintonia com a transformação digital em Vila Velha. Nossa cidade não para de crescer, e o volume de dados também. Dessa forma, com a nova estrutura tecnológica, vamos atender melhor às demandas internas da gestão e aperfeiçoar ainda mais os servições prestados à população, além de ampliar a nossa capacidade de armazenamento de informações. Possibilita ainda a análise de grandes volumes de informações para tomada de decisões estratégicas baseadas em dados”, ressaltou o prefeito Arnaldinho Borgo.
O secretário de Tecnologia e Inovação de Vila Velha, Abel Neto, lembrou que, em 2021, quando a atual gestão assumiu o governo, a central de dados do município estava em situação precária e sem estrutura para armazenar as informações. Desde então várias ações foram implementadas para viabilizar a transformação digital em Vila Velha e garantir serviços mais acessíveis e eficientes.
Atendimento ao cidadão
“Esse é mais um importante avanço. Com o data center em um ambiente controlado é possível evitar interrupções nos serviços essenciais que dependem de tecnologia, como na saúde, educação, arrecadação e atendimento ao cidadão. Além disso, reduzimos o risco de perdas de informações e facilitamos a integração entre os sistemas municipais”, destacou.
Abel Neto explicou que serviços como agendamentos online, telemedicina, consultas de IPTU, cadastro único e solicitações via aplicativos só são possíveis com “uma infraestrutura tecnológica robusta”.
“Um data center seguro e eficiente garante que esses serviços sejam acessíveis 24 horas por dia, promovendo agilidade e qualidade no atendimento aos munícipes”, completou.
De acordo com o secretário, a infraestrutura moderna permite ainda que a cidade adote novas tecnologias, como inteligência artificial e big data, para a melhoria da gestão pública. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Veículo autônomo entra em operação no Portocel em Aracruz
> Viana é destaque no Prêmio Inoves com projeto inovador
> Rio recebe maior conferência global de tecnologia e inovação
> Projetos do "ES Inteligente" podem beneficiar os capixabas
> Governo ES abre edital para desenvolvimento inovadores
> Aracruz presente no ESX 2024, o maior evento de inovação
> Linhares é sede do maior evento de inovação do norte do ES
> Serra é destaque no maior evento de inovação do Estado
> Servidores da Serra recebem treinamento sobre inovação
> ArcelorMittal realiza o 3º Troféu iNO.VC de Inovação Digital
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET