SAÚDE

Nova Venécia alerta mulheres sobre o Exame Preventivo

A Secretaria de Saúde de Nova Venécia alerta sobre o Exame Preventivo de Colo de Útero.

Em 29/08/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMNV

Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada 3 anos.

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem alertar sobre a importância da realização do exame preventivo de colo de útero (Papanicolau). Segundo recomendação do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA) toda mulher entre 25 a 64 anos devem realizar o exame preventivo na seguinte periodicidade:

Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada 3 anos. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os exames de preventivo de colo do útero através das equipes de Estratégia de Saúde da Família durante todo o ano.

O exame Preventivo de Colo do Útero detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas, e sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame caso seja necessário, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado é retornar à unidade de saúde onde realizou a coleta e apresenta o resultado ao profissional de saúde. Em casos de exames negativo para rastreamento de câncer de colo de útero se esse for o primeiro com resultado negativo, deverá fazer novo exame preventivo daqui a um ano. Se já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos. Demais alterações devem ser encaminhada para investigação médica.

Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, com preventivo é possível detectar infecção causada por fungos, protozoários ou bactérias. Mulheres que nunca fizeram preventivo ou que fizeram o último há mais de três anos procure a unidade de saúde e agende seu exame. Previna-se contra o câncer de colo de útero. (Secom/PMNV)

Leia também:

Serra abre nesta segunda (29) novo agendamento para vacina 
Estudo Viana Vacinada é publicado em revista científica
Covid-19: Brasil registra 22 mortes e 3,4 mil novos casos
Dia de Combate ao Fumo terá ações educativas hoje (29)
Sábado (27) tem vacinação sem agendamento em Vitória
Inauguração da passarela terá ônibus da saúde com vacinas
Anvisa aprova importação de vacina contra a monkeypox
Linhares faz apelo aos pais para levarem crianças para vacinar
Cariacica terá vacinação contra poliomielite, Covid-19 e gripe 
Vila Velha: ​Vacinação contra 5 doenças no final de semana

TAGS:
NOVA VENÉCIA | SECRETÁRIA DE SAÚDE | EXAME | COLO DE ÚTERO | INCA