MOTOR
Novo Audi A8 tem massagem e tecnologias autônomas
A Audi mostrou por completo nesta terça-feira (11) como será a quarta geração do seu sedã.
Em 11/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Audi mostrou por completo nesta terça-feira (11) como será a quarta geração do seu sedã mais luxuoso, o A8, que foi construído sobre uma plataforma que já prevê um futuro em que o dono não precisará dirigir.
Feito para relaxar, um dos bancos na traseira pode vir com um sistema de aquecimento e massagem para os pés, incorporado na parte de trás do banco dianteiro, além da massagem no banco que já existia.
O luxo do interior é quase sem botões, mas com diversas telas sensíveis ao toque, incluindo uma de 10,1 polegadas no console central. Na traseira, os passageiros têm um controle remoto do tamanho de um smartphone para fazer ajustes no conforto.
Sem motorista
O A8 é o primeiro carro da marca alemã a ser construído sobre uma plataforma para carros autônomos. Enquanto não é possível esquecer totalmente do volante, a Audi incluiu assistentes que levam o carro sozinho em condições de tráfego pesado até 60 km/h e em outras condições de estradas.
De acordo com a fabricante, o motorista pode tirar totalmente as mãos da direção e focar em outras atividades como assistir um programa de televisão, mas sempre "dependendo da legislação de cada país". Quando o sistema autônomo não puder mais ir sozinho, ele emite um sinal para o motorista retomar o controle.
Motores
O A8 ainda mantém uma ampla gama de motores a combustão, desde um V6 3.0 a diesel com 286 cavalos de potência, passando por um V8 a gasolina de 460 cv, até um W12 de 6.0 litros, que será lançado em breve porque ainda não foram homologados.
É claro que há uma opção híbrida com carregamento pela tomada, mas ela não está disponível ainda. Segundo a fabricante, a versão que combina um motor 3.0 a gasolina e um elétrico desenvolve até 449 cv e pode andar cerca de 50 km sem ligar o motor a combustão.
O modelo híbrido terá opção de carregamento sem fio, com a instalação de um equipamento no chão da garagem do dono, que fornecerá energia para a bateria por indução.
Preços
Na Alemanha, o Audi A8 começará a ser vendido no final do ano e terá preço inicial de € 90,6 mil (cerca de R$ 337 mil). No Brasil, ele deve chegar em 2018. A geração anterior não sai por menos de R$ 511 mil por aqui.