Em 29/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Não duvide se alguém lhe disser que a sua empresa é do tamanho dos seus sonhos. Os grandes feitos da humanidade, as grandes conquistas, as grandes realizações, assim como as grandes empresas, todas elas, com certeza foram sonhadas antes por seus executores.
Um belo exemplo da força de um sonho é o de um aluno de 16 anos, que em 1952, em uma sala de aula na cidade de Bauru, interior de SP, indagou-se com o fato de termos um brasileiro que havia inventado o avião e não fabricarmos essas máquinas voadoras. O sonho desse aluno se transformou na 4ª maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo. Obviamente, estou me referindo à Embraer e o sonho de Ozires Silva, seu fundador.
Claro que os sonhos precisam ganhar formas e forças. Isso ocorre quando eles passam da imaginação para o papel, alcançando um formato mais concreto, com planejamento, regras claras,resultados que se deseja alcançar, se são executáveis, incluindo datas, ou seja, mês e ano para alcançá-los, além da definição do DNA do projeto que são: missão, visão, estratégias e valores éticos. Nesse momento, o sonho acabou de se transformar em um objetivo específico. Ele dará toda força e determinação para o sonhador agir e persistir e será o "motivo" para "ação concreta", o que costumo chamar de "motivação" que tanto se faz necessária no dia a dia dos profissionais e das empresas. Para que a motivação ocorra, o objetivo deve ser ousados, arrojado e relevante, exigindo coragem, conhecimento e, acima de tudo, atitude positiva por parte do sonhador.
Um dos grandes fatores de permanência de uma empresa no cenário dos negócios, é o sonho que alimenta o empresário, a coragem e disciplina para alcançá-lo e, principalmente, como ele transmite e compartilha isso para toda a sua equipe.
Certa vez, o grande líder, reconhecido internacionalmente, chamado Jim Rohn, me disse que os sonhos são o primeiro passo para as grandes realizações e que "A disciplina e a ponte entre o objetivo e a realização". Portanto, meu caro leitor, o seu sonho não deve ficar guardado em gavetas. Pense localmente, agindo globalmente, sempre!
Autor:
Prof. José Luiz Mazolini
Sobre o autor:
É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.