SAÚDE
OMS decide manter covid-19 como emergência global
OMS informou que ainda não vai declarar o fim da pandemia e do estado de alerta do vírus.
Em 30/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em pronunciamento, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que vai seguir a recomendação do comitê de monitoramento da covid-19 e manter a doença como emergência global em saúde pública, nível mais alto de alerta da entidade.
Três anos após decretar a covid-19 como emergência global em saúde pública, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou hoje (30) que ainda não vai declarar o fim da pandemia e do estado de alerta causado pelo vírus.
Em pronunciamento, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que vai seguir a recomendação do comitê de monitoramento da covid-19 e manter a doença como emergência global em saúde pública, nível mais alto de alerta da entidade.
“Embora o mundo esteja em uma posição melhor do que durante o pico de transmissão da Ômicron há um ano, mais de 170 mil mortes relacionadas à covid-19 foram relatadas globalmente nas últimas oito semanas”,explicou.
Tedros alertou que a vigilância e o sequenciamento genético do vírus diminuíram em todo o mundo, tornando mais difícil rastrear variantes conhecidas e detectar novas variantes. Além disso, segundo ele, sistemas de saúde lutam contra a escassez e o cansaço de profissionais.
“Vacinas, terapias e diagnósticos foram e continuam sendo essenciais na prevenção de doenças graves, salvando vidas e aliviando a pressão sobre os sistemas de saúde e os profissionais de saúde.”
“A resposta à covid-19 continua prejudicada em muitos países, incapazes de fornecer essas ferramentas às populações mais necessitadas, aos idosos e aos profissionais de saúde”, completou o diretor-geral da OMS.
Comitê
O Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS concluiu que a covid-19 permanece uma doença infecciosa perigosa, com capacidade de causar danos substanciais à saúde e aos sistemas de saúde globais. (Por Paula Laboissière/Agência Brasil)
Leia também:
> Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (30)
> Correr todos os dias é recomendado? Veja dicas para traçar plano
> O Dia Mundial do Câncer e o trabalho por cuidados mais justos
> Vitória oferece diagnóstico e tratamento para hanseníase
> Da atividade moderada a intensa melhora cognição em adultos
> Servidores participam de encontro sobre saúde mental
> Linhares registra mais de 160 casos confirmados de dengue
> Serra abre agendamento para vacina nesta quinta-feira (26)
> Vacinação: agendamento online nesta sexta (27) em Vila Velha
> Dia “D” de combate a Hanseníase neste sábado em Vila Velha
> Cachoeiro: Praça recebe ação contra a hanseníase na sexta
> Vacinação contra a Covid-19 está disponível em Cariacica
TAGS: OMS | EMERGÊNCIA | COVID-19 | PANDEMIA | ALERTA