CENÁRIO EMPREENDEDOR

Os desafios para manter um negócio.

A dificuldade em muitas das vezes está na cabeça do empreendedor.

Em 10/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Manter uma empresa em funcionamento no cenário atual é um dos grandes desafios a ser enfrentado e vencido pelo empresário. A velocidade em que ocorrem as mudanças de comportamento do mercado se configura como obstáculos que devem ser superados pelo empreendedor, dia após dia, buscando novas estratégias para manter-se competitivo.

Quando falamos sobre empresas que passaram por poucas e boas, como os casos da Boeing, Sony, Ford, entre tantas, lembramos que cada uma tem a sua história e que nunca foram perfeitas ou livres de falhas. O Boeing enfrentou muitas dificuldades na década de 30, depois no final dos anos 40 e ainda, no início dos anos 70, tendo a necessidade de demitir mais de 60 mil funcionários.

A Sony sentiu na pele o fracasso de grande parte dos seus produtos fabricados durante os primeiros cinco anos de vida. Já a Ford teve que suportar uma das maiores perdas na história comercial americana, tendo que se reinventar para poder comemorar a impressionante volta por cima.

O que ocorreu com estas marcas é o que ainda acontece nos dias de hoje com outras empresas, de pequeno, médio e até de grande porte. Há uma enorme dificuldade por parte de boa parte dos empresários ou gestores em identificar rapidamente e detalhadamente os problemas, sejam internos ou externos, ou ambos e apresentar alternativas para elimina-los.

O empresário não pode permitir dúvidas, incertezas e adversidades de braços cruzados. Deve estar sempre de olho nos acontecimentos do entorno, mantendo-se na ofensiva, focado no direcionamento do seu negócio, cujo propósito é obter lucratividade. A dificuldade em muitas das vezes está na cabeça do empreendedor. Nesses casos, se faz necessária a presença de um profissional para orientá-lo. Alguém com experiência para desenhar um plano de negócio, capaz de reestruturar e organizar as ações, que irão nortear os passos da empresa.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.