SAÚDE
Pacientes reclamam da falta de médicos em unidade de saúde
Prefeitura prometeu que, nesta terça-feira (10), um novo médico vai atender no local.
Em 09/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Pacientes que procuram a unidade de saúde no bairro Linhares V, em Linhares, Norte do Espírito Santo, reclamam da falta de atendimento médico no local. Eles dizem uma médica clínica geral atendia no posto, mas saiu no mês de setembro e, desde então, não foi substituída.
A Secretaria de Saúde de Linhares prometeu que, nesta terça-feira (10), um novo médico vai atender na unidade de saúde e explicou ainda que as gestantes de alto risco são encaminhadas à Casa Rosa, onde recebem o atendimento necessário.
Aos nove meses de gestação, a dona de casa Thaís Tamandaré está preocupada com o futuro da gravidez. “Desde o mês passado, está sem médico e eles não dão a previsão de quando vai ter. Aí fica complicado para a gente. Nós temos que mostrar ultrassom, o resultado dos exames e, até agora, nada”, falou.
Por causa da falta de atendimento, vários serviços foram comprometidos. “A gente quer pegar uma receita, quer marcar um exame, que é só com o médico, quer fazer um preventivo e não dá, porque não tem médico”, disse a estudante Graziele de Souza.
A operadora de caixa Ana Caroline Bertoso está com oito meses de gestação e ainda não fez o último pré-natal. “Eu tenho uma ultrassonografia doppler e um exame para mostrar, mas não tem médico. É difícil, porque eu não sei o que deu o exame, eu não posso me automedicar”, declarou.
Diante da situação, os pacientes têm procurado o Hospital Geral de Linhares (HGL) ou, até mesmo, pago consulta particular, como foi o caso da comerciante Iraci Caetano da Silva Gomes.
“Se for para o HGL, você não sabe quando vai ser atendido, que horas. Então, a gente acaba tirando da onde não tem para pagar um médico particular”, falou.
A reportagem foi até a unidade de saúde e uma funcionária confirmou que a médica clínica geral não atende mais no local. “Ela pediu exoneração e a gente está aguardando. Dizem que depois do dia 10 vai chegar”, declarou.
Procurada, a Secretaria de Saúde de Linhares disse ainda que a rede de saúde vai ser reforçada com mais de 500 profissionais, que serão convocados por meio processo seletivo que já foi finalizado.
(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)