SAÚDE
PMV: Unidade de Saúde promove ações contra o tabagismo
Na sexta-feira (11), a Unidade Básica de Saúde Forte São João realizou uma ação educativa
Em 16/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Além das abordagens individuais, as residentes também fizeram roda de conversa, distribuíram informativos e mostraram cartazes alertando os munícipes que estavam na unidade sobre o tema tabagismo.
Na última sexta-feira (11), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Forte São João realizou uma ação educativa voltada à prevenção do tabagismo. Organizada pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Saúde Mental do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), com a condução das preceptoras Adriana Drummond de Aguiar e Ana Cláudia Alvarenga, a ação teve a participação das residentes que abordaram todos os pacientes presentes na UBS e falaram sobre os danos causados pelo cigarro e os benefícios de deixar de fumar.
Além das abordagens individuais, as residentes também fizeram roda de conversa, distribuíram informativos e mostraram cartazes alertando os munícipes que estavam na unidade sobre o tema tabagismo.
>> Linhares leva diversos serviços para ação na praça no dia 22
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as substâncias contidas no cigarro matam aproximadamente oito milhões de pessoas por ano, sendo 161.853 mortes no Brasil.
O tabagismo pode ser prevenido e também tratado. Em Vitória, todas as 29 unidades de saúde estão aptas a ofertar tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. Para conseguir atendimento, basta procurar sua unidade de referência e manifestar sua vontade em realizar o tratamento. A avaliação deve ser agendada para avaliação clínica/consulta com profissional capacitado que, quando necessário, realizará o encaminhamento para o tratamento intensivo que estiver disponível no momento (em grupo ou individual).
As ações educativas
Na UBS Forte São João, as ações são desenvolvidas por meio da residência multiprofissional do ICEPi, como parte integrante de um Projeto de Educação Permanente em Saúde, que inclui temas relevantes para a saúde coletiva. Realizadas nas manhãs de sexta-feira, visam à promoção da saúde e bem-estar da população, além de informar e empoderar os cidadãos a tomarem decisões conscientes e proativas sobre sua própria saúde. Assim, a Prefeitura reforça seu papel de defensora do bem-estar da comunidade. (Secom/PMV)
Leia também:
> Linhares leva diversos serviços para ação na praça no dia 22
> Hospital Evangélico de Vila Velha inaugura novo ambulatório
> Anvisa cria câmara técnica de registro de medicamentos
> Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (14)
> Mutirão contra a dengue mobiliza agentes de saúde em PK
> Prefeitura de Vitória recebe doação de medidores de pressão
> Sábado (12) será marcado por ações em saúde em Vila Velha
> Vacinação sem agendamento neste final de semana na Serra
> 5 motivos para manter em dia o esquema vacinal das crianças
> Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (10)
> Vacinação sem agendamento em bairros de Vila Velha
TAGS: UBS | VITÓRIA | AÇÕES | TABAGISMO | EDUCATIVA