SAÚDE
Prefeitura da Serra combate a dengue no Planalto Serrano
Objetivo é eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Em 18/02/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O bairro Planalto Serrano, bloco A, foi escolhido pela Prefeitura da Serra por estar entre os bairros com maior número de notificações de dengue.
Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
Neste sábado (17) e domingo (18) está sendo realizado um mutirão contra a dengue no bairro Planalto Serrano, Bloco A, na Serra. A iniciativa conta com ações da Prefeitura da Serra, por meio das secretaria de Serviços (Sese) e de Saúde (Sesa).
O objetivo é eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika e chikungunya. O bairro Planalto Serrano, bloco A, foi escolhido por estar entre os bairros com maior número de notificações de dengue. Estão previstas as realizações de novas ações conjuntas em outras regiões do município onde há maior casos da doença.
Durante o mutirão, os Agentes de Combate à Endemias da Serra vão realizar todos os serviços de combate ao mosquito do município. Entre eles: visitas domiciliares; fumacê; ação de educação ambiental na feira; visitação à pontos estratégicos (borracharias, floriculturas, ferro-velhos), bombas costais; entre outros.
Pontos de hidratação
Os trabalhos de combate à dengue estão sendo intensificados não só no contra o vetor mas, também, na assistência aos pacientes sintomáticos.
Na quinta-feira (15) foi aberto o Ponto de Hidratação Unidade Regional de Valparaíso, que funciona das 7 às 19 horas, todos os dias, inclusive, sábado, domingo e feriados.
O objetivo é ampliar a oferta do serviço, que já é realizado nas 40 unidades de saúde do município, nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e no Pronto Atendimento Pediátrico (anexo ao Hospital Materno Infantil).
A ideia é se antecipar a um possível crescimento na busca por atendimentos. A equipe da Saúde está preparada para ampliar os pontos de hidratação, quando for necessário, e já definiu locais estratégicos para isso, entre eles, a URS Jacaraípe.
Prevenção
A prevenção e monitoramento da dengue requerem cuidados e, desde outubro, o assunto é tema em discussão na Sala de Situação em Saúde do município, na qual os dados dessa arbovirose e os casos são analisados sistematicamente por uma equipe técnica com objetivo de organizar os serviços, controlar a doença e evitar óbitos. Semanalmente, os técnicos se reúnem para avaliar a situação e traçar estratégias com base no Plano Municipal de Contingência das Arboviroses.
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Vila Velha abre vagas para vacinação com e sem agendamento
> Rio inicia hoje (16) estudo sobre vacina da dengue em adultos
> Covid-19: Laboratório Central amplia horário de atendimento
> Sarampo: Vitória realiza vacinação em hotéis e aeroporto
> Ministério da Saúde oferece curso grátis sobre arboviroses
> Linhares: Carro fumacê fortalece combate à dengue nem bairro
> Anchieta institui serviço para crianças com autismo e DI
> Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (15)
> Câncer infantil: Pediatra alerta sobre sinais do corpo da criança
> Programa incentiva prevenção da hipertensão e diabetes
TAGS: SERRA | COMBATE | DENGUE | MOSQUITO | PLANALTO SERRANO