SAÚDE

Prefeitura de Vila Velha intensifica combate ao Aedes Aegypti

Vila Velha intensifica combate ao mosquito Aedes Aegypti com carro fumacê e outras ações

Em 02/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

O trabalho com o carro fumacê é realizado de forma periódica, e cada bairro é atendido a cada 15 dias, podendo sofrer alterações devido a condições técnicas ou climáticas, como a ocorrência de chuvas.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Prefeitura de Vila Velha segue firme no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e uma das principais estratégias para reduzir a proliferação do mosquito é o carro fumacê, que percorre a cidade de segunda a sexta-feira, a partir das 17 horas. Confira o cronograma Clicando Aqui.

>> Guarapari: Caminhada da Inclusão conscientiza sobre Autismo

O trabalho com o carro fumacê é realizado de forma periódica, e cada bairro é atendido a cada 15 dias, podendo sofrer alterações devido a condições técnicas ou climáticas, como a ocorrência de chuvas. Para garantir a eficácia do produto, é fundamental que os moradores mantenham suas janelas e portas abertas durante a passagem do fumacê.
 
Outras ações

Além do carro fumacê, diversas outras ações têm sido realizadas pela Secretaria de Saúde de Vila Velha no combate à dengue, como as visitas domiciliares feitas pelas equipes de Agentes de Combate a Endemias, que eliminam e tratam possíveis criadouros de mosquitos. As equipes também prestam orientações aos moradores sobre práticas para evitar a proliferação do mosquito. Além disso, em áreas como ferro-velhos e cemitérios, são realizadas ações específicas para combater focos do mosquito.
 
Também acontecem ações educativas como a exposição sobre o ciclo de vida do mosquito e a importância da eliminação de criadouros, realizada em espaços públicos com o objetivo de  engajar a população no combate à doença e distribuição de materiais informativos.
 
A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos também realiza periodicamente o recolhimento de inservíveis, como pneus velhos, latas e garrafas, que podem servir como criadouros para o mosquito. A última ação de recolhimento aconteceu entre os dias 19 e 22 de março no bairro Cobilândia e a próxima ação está programada para o dia 5 de abril, com o bairro ainda a ser definido.
 
Ouvidoria

A Prefeitura também atende às denúncias feitas pelos cidadãos por meio da Ouvidoria, intensificando a fiscalização nos locais que podem apresentar riscos à saúde pública devido ao acúmulo de objetos que favorecem a proliferação do Aedes aegypti. O número da Ouvidoria é 162. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Guarapari: Caminhada da Inclusão conscientiza sobre Autismo
Musculação protege cérebro de idosos contra demência
Hospital Estadual passa ofertar Exame de Eletroneuromiografia
Anchieta tem Semana de Mobilização contra a Dengue
Linhares antecipa vacinação contra gripe para esta terça (1)
Saúde realiza cronograma de Mobilização Contra a Dengue
Mais de 200 pessoas se imunizam contra influenza na Serra
> ​Gestação de alto risco é tema de curso para gestantes

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET