SAÚDE
Prefeitura de Vitória intensifica fiscalização sobre uso de fenol
O objetivo é verificar a utilização, comercialização e origem de produtos à base de fenol.
Em 13/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em junho deste ano, a Anvisa publicou a Resolução 2.384/2024 proibindo a importação, a fabricação, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.
Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Com a proibição do uso de fenol em procedimentos estéticos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Vigilância Sanitária de Vitória (VISA) vem intensificando a fiscalização em clínicas e estabelecimentos de beleza e estética na capital. O objetivo é verificar a utilização, comercialização e origem de produtos à base de fenol nos estabelecimentos da cidade.
>> Estratégia do governo quer reduzir mortalidade materna
De acordo com o Controle de Licenças da Prefeitura de Vitória, existem 317 estabelecimentos licenciados para promover serviços de cuidados com a beleza no município.
A gerente da Visa de Vitória, Viviani Barreto, explica que essa fiscalização teve início no final de Agosto e é essencial para prevenir e diminuir riscos à saúde da população, assegurando dessa forma que, os espaços onde serviços de beleza são ofertados, estejam em conformidade com as normas sanitárias.
"Estamos comprometidos em proteger a saúde da população e garantir que todos os profissionais da área estética estejam cientes dos perigos do fenol e das restrições impostas pela Anvisa. Nossa meta é evitar que novos incidentes ocorram e, portanto, garantir o cumprimento dessa norma sanitária" disse Viviani.
Proibição do uso de fenol
Em junho deste ano, a Anvisa publicou a Resolução 2.384/2024 proibindo a importação, a fabricação, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.
A Agência manteve autorizados a utilizar produtos com essa substância apenas laboratórios analíticos ou de análises clínicas, sob condições específicas.
Além disso, a Anvisa ressaltou no documento que não há produto a base de fenol regularizado pela Agência com indicação para procedimentos de peeling.
Sobre a Vigilância Sanitária de Vitória
A Vigilância Sanitária de Vitória tem como missão garantir a saúde pública por meio de ações de educação, orientação e fiscalização com foco na conformidade com as normas sanitárias em diversos setores, incluindo o setor de estética.
Em Vitória, a população pode solicitar vistorias ou tirar dúvidas sobre a Vigilância Sanitária por meio do telefone 156.
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Estratégia do governo quer reduzir mortalidade materna
> Inca e Fiocruz vão produzir dados científicos sobre Vape
> Casos de Covid-19 se mantêm em alta no Rio de Janeiro
> Setembro Amarelo marca campanha de prevenção ao suicídio
> Vitória realiza curso de Avaliação da Pessoa com Lesão de Pele
> Ministra diz que queimadas têm impacto no sistema de saúde
> Setembro Amarelo: cuidado com a saúde será tema de palestra
> Hospitais filantrópicos fazem internações de alta complexidade
> Fiocruz alerta para aumento de casos de covid-19 no país
TAGS: VITÓRIA | FISCALIZAÇÃO | FENOL | PRODUTOS | ESTABELECIMENTOS