CIDADE

Prefeitura e moradores debatem elaboração do Projeto Orla

Vila Velha inicia o processo do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima.

Em 20/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Fabricio Lima/PMVV

Vila Velha inicia o processo de elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima (PGI), o Projeto Orla. Este instrumento de gestão urbana, patrimonial e ambiental orienta a utilização sustentável e ordenada dos espaços das praias de Vila Velha.

Na última quarta-feira (15), foi realizado o Workshop de “Sensibilização para o Projeto Orla de Vila Velha”, que cumpriu mais uma das etapas apresentadas de discussão sobre o tema. O evento ocorreu no Centro de Capacitação e Complementação (Titanic), na Praça Duque de Caxias, Centro.

A palestra foi ministrada pelo arquiteto urbanista e mestre em Gestão Pública Enio Ricardo Gomes Junior, da empresa Orla Brasil Planejamento e Gestão de Orlas. A partir de agora, serão iniciadas as oficinas de capacitação.

O secretário de Governo e Coordenação Institucional, Saturnino de Freitas Mauro, relembrou que o município de Vila Velha assumiu o compromisso pela gestão das praias marítimas de seu território por meio da assinatura de um Termo de Adesão em 2017 e que a responsabilidade exclusiva era da Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SPU), vinculada ao Ministério do Planejamento.

 “Vila Velha assume a responsabilidade e passa a atuar na gestão das praias, sempre com o compartilhamento do SPU e da Capitania dos Portos. O Projeto Orla vem sendo trabalhado e desenvolvido de acordo com a metodologia da União e do Governo Federal, acompanhado pelo Ministério da Economia, SPU, IEMA, Prefeitura de Vila Velha e a participação de todos que atuam nestes espaços da orla e/ou que tem atividade econômica na orla, para que possamos consolidar um bom plano de gestão integrada”, explicou Saturnino.

O superintendente regional da Secretaria do Patrimônio da União (SPU/ES), Marcio Passos Costa Furtado, disse que “nada melhor para o município fazer a gestão integrada junto com a população, pois é ela quem entende o que é saudável para Vila Velha”.

O morador da Praia da Costa, Arnaldo Castor, contou que o Projeto Orla é um “golaço da Prefeitura”. Afirmou: “Sabemos que não é nada simples, mas com o planejamento, a Praia da Costa possa receber turistas de todo o mundo. Fico feliz que a Prefeitura tem a bola no pé e sem goleiro na frente”, frisou.

A secretária municipal de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva, destacou que com “o projeto melhorará em muito a qualidade das nossas praias, que já são muito boas por excelência, beleza, localização”.

E por fim, a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), Caroline Jabour, agradeceu a participação e apoio das equipes da SPU e IEMA, na implementação do projeto Orla no município.

“A Prefeitura tem desenvolvido importante trabalho para a gestão do território do município de Vila Velha, com a elaboração do Plano e da Lei de Regularização Fundiária, Plano de Mobilidade e Acessibilidade e a atualização da Lei de Regularização de Edificação. Neste sentindo, o Projeto Orla é mais um instrumento que permite o ordenamento da nossa cidade, o desenvolvimento do município, para que aconteça do melhor modo e preservando o meio ambiente”, finalizou. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)