CIDADE
Previsão de chuvas leva ao reforço de combate a alagamentos
Previsão de fortes chuvas leva ao reforço das ações de combate a alagamentos em Vila Velha
Em 21/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
As Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) integram o sistema de macrodrenagem construído em parceria com o Governo do Estado.
Diante da previsão de fortes chuva para os próximos dias no município, a Prefeitura de Vila Velha está reforçando o trabalho das equipes, que atuam na manutenção da rede de drenagem urbana, na operação do sistema de macrodrenagem, na limpeza da cidade, entre outras frentes. A atuação preventiva também envolve a retirada regular de lixo, entulho e material de erosão de canais e galerias, além da limpeza contínua de bueiros e caixas-ralo.
As Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) integram o sistema de macrodrenagem construído em parceria com o Governo do Estado. Além das três Ebaps municipais já existentes, nove estações são novas, sendo sete já em funcionamento e duas em obras, além da implantação de novas galerias, desassoreamento de canais, instalação de comportas contra a maré e contratos permanentes de manutenção da micro e macrodrenagem.
O sistema funciona de forma integrada. A água da chuva é conduzida por canais e galerias e, quando o nível ultrapassa o limite operacional, sensores acionam automaticamente as bombas, que retiram o volume acumulado e lançam a água para fora da malha urbana. As Ebaps podem ser acionadas remotamente, sobretudo em situações de chuva intensa associada à maré alta, quando o escoamento natural fica comprometido.
Segundo a secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, o funcionamento do sistema depende da integração entre equipamentos e da manutenção constante da rede.
“As estações de bombeamento fazem parte de um conjunto. Sem limpeza de canais, galerias e o funcionamento das comportas, a bomba sozinha não resolve. Da mesma forma, o canal não vence a maré nos picos de chuva sem o bombeamento”, afirmou.
Na Praia da Costa, as obras de tamponamento do Canal da Costa seguem em execução. Nesta fase, estão sendo implantadas ensecadeiras, estruturas temporárias que permitem a realização dos serviços com segurança. Em caso de alerta de chuvas intensas emitido pela Defesa Civil, o material é retirado para garantir o fluxo contínuo da água em direção à maré. A previsão de conclusão dessas intervenções é até o fim de 2026.
Além da drenagem, a Prefeitura atua de forma preventiva na redução de riscos geológicos, com base no Plano Municipal de Redução de Riscos Geológicos (PMRR), que mapeia as áreas suscetíveis a deslizamentos no município. As ações seguem recomendações da Defesa Civil Municipal e resultaram na execução de 13 obras de contenção de encostas em diferentes regiões da cidade.
As intervenções já realizadas abrangem os bairros Sagrada Família, Planalto/Industrial, Olaria, Cobi de Baixo, Dom João Batista, Cobi de Cima, Santa Inês, Zumbi dos Palmares, Alecrim, Ilha da Conceição e Centro. As obras incluem estruturas de contenção, drenagem superficial e estabilização de taludes, com foco na segurança das famílias que vivem em áreas classificadas como de risco.
Na bacia do Canal do Congo, a Prefeitura executa obras de macrodrenagem e pavimentação em bairros da Grande Terra Vermelha, ampliando a capacidade de escoamento das águas pluviais e reduzindo impactos em períodos de chuva intensa. A mocrodrenagem do Canal do Congo vai beneficiar 13 bairros, da Região 5.
“Nosso trabalho é preventivo e contínuo. A drenagem urbana exige planejamento, manutenção permanente e obras estruturantes para reduzir riscos e proteger a população”, disse Menara Cavalcante.
Lixo
A Prefeitura pede a cooperação da população para não descartar lixo em vias públicas ou em outros locais impróprios, pois esse fator é determinante para comprometer o escoamento das águas da chuva e pode provocar alagamentos. É fundamental colocar o lixo na hora em que o caminhão da coleta for passar. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Procon de Linhares orienta sobre compra de material escolar
> Ponte do Una é restabelecida em tempo recorde em Guarapari
> Cariacica instala bebedouros na Nova Orla e em Cariacica-Sede
> Cachoeiro realiza recuperação da estrada da Aldeia das Águas
> Cariacica inicia pavimentação da Rua Manoel Sarmento Filho
> Vitória é eleita a cidade mais competitiva da Região Sudeste
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET











