SAÚDE
Primeiro contato da mãe com o bebê é determinante para o vínculo entre os dois.
Esse é um dos temas do curso gratuito para gestantes no Hospital Metropolitano.
Em 21/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O primeiro contato da mãe com o bebê após o parto será um dos temas discutidos no curso gratuito para gestantes que será realizado pelo Hospital Metropolitano, no próximo dia 23 de novembro, das 13h30 às 18h, em Laranjeiras, na Serra.
“Esse momento faz parte da construção do vínculo afetivo e promove uma série de benefícios tanto para a mãe quanto para o recém-nascido”, comenta Viviane Andrade, coordenadora de Enfermagem do Hospital Metropolitano.
Segundo a pediatra e coordenadora da UTI Neonatal (UTIN) do Hospital Metropolitano, Vanuza Leal, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a mãe amamente o bebê na primeira hora de vida, pois isso reduz o risco de mortalidade infantil. “O leite materno confere imunidade ao recém-nascido, além de aumentar a produção de leite e diminuir o risco de hemorragia na mulher, devido à liberação de hormônios que contraem o útero, tudo por meio desse contato efetivo tão especial e íntimo entre mãe e filho”, destaca a médica.
As alterações físicas e psicológicas que acontecem durante a gravidez, a prática adequada de exercícios físicos, os cuidados com o bebê, a amamentação e a assistência ao recém-nascido na sala de parto estão entre os demais assuntos do curso. Foram disponibilizadas 40 vagas, e as futuras mamães devem se inscrever pelo telefone 2104-7089.
Serviço
Curso gratuito para gestantes: preparando a família para uma nova vida
Data e horário: 23 de novembro, das 13h30 às 18h.
Local: Espaço Metropolitano de Eventos - Localizado na Torre do Hospital Metropolitano.
Endereço: Avenida Eldes Scherrer de Souza (Av. Civit), 558, Laranjeiras, Serra.
Temas: Alterações na gravidez, cuidados com o bebê, amamentação, assistência ao recém-nascido na sala de parto e atividades físicas na gravidez.
Inscrições: pelo telefone 2104-7089 (falar com Eurides).
Vagas: 40
Fonte: Ascom/HM