CENÁRIO EMPREENDEDOR

Procura-se profissionais qualificados.

"É necessário observar a equipe com olhos de águia."

Em 29/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Desde 2010 escuto alguém dizer que a indústria brasileira perdeu competitividade, não cresce, seja por uma razão, por outra, ou outra. Mesmo assim, a frase que vem ecoando cada vez mais forte, não apenas entre as empresas de grande e médio porte do setor industrial, mas, em todos os meios empresariais de qualquer segmento é: "Falta mão de obra qualificada".

Um estudo divulgado em abril passado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que ouviu 1.761 empresas, mostra que em 65% delas, especialmente dos segmentos extrativo e de transformação apontaram a falta de trabalhador qualificado como um grande problema.

A dificuldade em encontrar candidatos com capacitação atinge todas as áreas das empresas, dos postos da base aos de nível gerencial. 90% das empresas enfrentam dificuldades para preencher cargos de operadores, enquanto em 80% a dificuldade é em relação aos técnicos. Para se ter um ideia as duas áreas juntas respondem por aproximadamente 70% dos contratados na indústria.

E não para por aí. 68% das empresas tem dificuldade para encontrar profissionais da área administrativa, 67% tem déficit de engenheiros, 61% de profissionais de venda e marketing e 60% para gerência.

É verdade que, no Brasil, existem muitas opções de cursos gratuitos para formação profissional, porém, não oferecem o conhecimento necessário, seja na teoria, na prática, ou em ambas, deixando a clara impressão de que o importante são as estatísticas. Por outro lado os melhores cursos em instituições particulares custam muita grana.

Então, qual a saída?

Bom, é necessário observar a equipe com "olhos de águia". É possível que o melhor profissional já esteja dentro da empresa. Além disso, invista em políticas de estímulos, treinamentos, capacitação (dentro e fora da empresa)  e na retenção dos próprios colaboradores. Transforme cada um deles, independente do nível, em parceiros de confiança e satisfeitos. Esses diferenciais percebidos ajudarão a atrair outros talentos. É barato e muito mais produtivo.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.