SAÚDE

Programa oferece serviços de saúde a moradores de rua

Programa Consultório de Rua oferece serviços de saúde para moradores de rua em Aracruz.

Em 08/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMA

O Consultório na Rua visa ampliar o acesso e a qualidade de atenção integral à saúde tendo como porta de entrada preferencial a Atenção Básica em Saúde, promovendo, dessa forma, a equidade para essa população historicamente excluída.

A equipe do Consultório na Rua da Secretaria de Saúde (SEMSA) da prefeitura de Aracruz fez uma ação junto a pessoas em situação de rua nessa terça-feira (05). Foram ofertados serviços de orientação, prevenção e doação de kits de higiene bucal. O Consultório na Rua é um programa do Governo Federal executado pela Secretaria de Saúde de Aracruz e percorre pontos críticos da cidade, frequentados por pessoas em situação de rua, realizando trabalho de atenção integral à saúde, abordando o indivíduo in loco, orientando a respeito de prevenção e promoção de saúde e realizando o tratamento  quando necessário. 

O Consultório na Rua visa ampliar o acesso e a qualidade de atenção integral à saúde tendo como porta de entrada preferencial a Atenção Básica em Saúde, promovendo, dessa forma, a equidade para essa população historicamente excluída. A equipe multidisciplinar atua nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 7h às 16h e é composta por um enfermeiro, um psicólogo e um assistente social. Além da rede municipal de saúde, o Consultório na Rua trabalha de forma integrada com a Secretaria de Assistência Social (SEMAS) atuando em rede com os equipamentos da assistência social. 

>> Viana garante atendimento pediátrico em todas as US

De acordo com a subsecretária de Saúde, Juliana Baiocco a ideia do programa, que foi habilitado no município há três meses, é ampliar a assistência dos aracruzenses que estão em situação de rua, acolhendo, atendendo, acompanhando e inserindo esses indivíduos nos serviços de saúde.

“Mas muito mais que garantir atendimentos, o Consultório na Rua oportuniza dignidade, respeito e acolhimento a pessoa que está em situação de rua”. 

Rosiane Scarpatt, secretária de Saúde, explica que as pessoas em situação de rua apresentam necessidades diversas.

“Além das questões psicossociais próprias dessa população com alta vulnerabilidade, podemos citar doenças infectocontagiosas e respiratórias recorrentes, transtornos mentais, problemas relacionados ao abuso de álcool e outras drogas e variadas formas de violência”. 

Para o prefeito Dr. Coutinho o Consultório na Rua é mais uma ação que visa humanizar a saúde em nossa cidade. Esse é um serviço que leva atendimento a pessoas em situações de vulnerabilidade e precariedade.

“A saúde de Aracruz tem ganhado melhorias significativas, e cada vitória precisa ser comemorada. Esse é mais um serviço importante  para nossa cidade e diversas pessoas serão beneficiadas com isso. Uma cidade mais humana é uma cidade que olha para todos”. (Por Alessandra Mesquita-Secom/PMA)

Leia também:

Viana garante atendimento pediátrico em todas as US
Sábado vai ter vacinação sem agendamento em Vila Velha
Campanha de multivacinação continua nas US de Linhares
> Levantamento indica aumento de coberturas vacinais em 2022
Programação do setembro amarelo continua na Serra
Serra: Ministério da Saúde lança campanha de multivacinação
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (4)
Vitória utiliza plantas medicinais para promover saúde
Quase 99% dos ultraprocessados têm ingredientes nocivos
"Campanha Setembro Verde": importância da doação de órgãos
Anvisa autoriza nova fase de testes com vacina contra covid

TAGS:
ARACRUZ | SERVIÇOS | SAÚDE | CONSULTÓRIO DE RUA | MORADORES DE RUA