EDUCAÇÃO

Quase 5 mil alunos participaram do Projeto Defesa Civil

Quase 5 mil alunos de Vila Velha, participaram do Projeto Defesa Civil na Escola em 2024.

Em 18/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Durantes as palestras, os agentes abordam questões relacionadas ao descarte adequado de resíduos e a importância de não jogar lixo no chão, enfatizando como tais atitudes podem contribuir para evitar desastres, a exemplo de enchentes.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

O Projeto Defesa Civil na Escola atendeu, em 2024, a 4.743 alunos, de 12 escolas da rede municipal, e 160 estudantes de uma escola da rede particular. O programa foi idealizado para levar informações essenciais aos alunos que residem nas áreas de risco geológico na cidade de Vila Velha. A última unidade a receber a palestra dos agentes de Proteção e Defesa Civil foi a UMEF Graciano Neves, em Paul, no último dia 12.
 
As escolas visitadas neste ano estão localizadas nos bairros Jaburuna, São Torquato, Aribiri, Alvorada, Vila Garrido, Argolas, Ilhas dos Aires, Cavallieri, Sagrada Família, Ataíde, Glória, Santa Rita, Cobi de Baixo, Cobi de Cima, Planalto, Vila Batista, Santa Inês, Vila Garrido, Alvorada e Paul.
 
Durantes as palestras, os agentes abordam questões relacionadas ao descarte adequado de resíduos e a importância de não jogar lixo no chão, enfatizando como tais atitudes podem contribuir para evitar desastres, a exemplo de enchentes. Eles também dão destaque para o papel desempenhado pela Defesa Civil, tanto na prevenção quanto no atendimento às emergências. Explicam ainda como funciona as estações de bombeamento da cidade e a importância delas para o escoamento das águas durante uma tempestade.
 
O secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, enfatizou a relevância da iniciativa.

“Demos prioridade nesse momento às unidades que estão localizadas em áreas de risco geológico. Desde o início do Projeto em 2022 participaram 24 escolas da rede municipal e duas da rede privada, alcançando 8.330 alunos e 600 professores”, afirma D’Isep.

Gilvandro Pinto, Diretor Técnico Operacional da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, ressaltou que o conteúdo é adaptado para todas as faixas etárias, das crianças aos adolescentes.

“É necessário adaptar o conteúdo para cada grupo de alunos. Assim, fica uma palestra didática e de fácil assimilação. Para os mais velhos, mostramos os vídeos dos alagamentos e dos desastres que aconteceram em Vila Velha, como a pedra que rolou em São Torquato. Já os mais novos, temos um vídeo da turma da Mônica para que eles prestem atenção e aprendam”, afirma o Gilvandro.

Revista
 
Ao final de cada palestra os alunos receberam a revista temática “Proteção e Defesa Civil em Ação: Sempre Perto De Você”, que foi lançada em maio deste ano.  Ela contém 20 páginas coloridas, com várias atividades, como caça-palavras, palavras-cruzadas, siga a seta, e muita informação sobre o que é um desastre natural, o que fazer para se prevenir contra inundação e alagamentos, o papel da Defesa Civil Municipal de Vila Velha e, principalmente, a revista ensina como agir durante um desastre. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Enem: MEC divulga gabaritos oficiais e cadernos de questões
PMCI: Escola Família Agrícola abre inscrições para 2025
Programa oferece balé, música e muita arte em Cariacica
Em 2024, Brasil destina R$ 490 bilhões para educação pública
Duas em cada cinco crianças vulneráveis estão em creches
Começa o período da Pré-Matrícula para a Rede Estadual
Casa da Rosa oferece curso para mulheres sobre celulares
Cariacica amplia oferta de vagas em escolas de tempo integral

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET