ESPORTE INTERNACIONAL
Retrospectiva 2014: obras avançaram no Rio e primeiro evento-teste foi realizado.
A divulgação da Matriz de Responsabilidades, bem como sua primeira atualização, foram destaques deste ano.
Em 06/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em 2014, mas já com os olhos em 2016, o Brasil passou no teste de anfitrião ao sediar a Copa do Mundo da FIFA. Com o êxito de um dos eventos mais apaixonantes do mundo esportivo, o país ganhou maior confiança e aumentou sua responsabilidade na organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Foi nesse cenário que a Autoridade Pública Olímpica (APO) divulgou, conforme previsto, a Matriz de Responsabilidades, documento que engloba os compromissos assumidos pelos entes governamentais associados à organização e realização dos Jogos.
A primeira versão foi lançada logo no início do ano, em 28 de janeiro e a Matriz apresentava valores e prazos de 46% dos projetos. Seis meses depois, houve a primeira atualização e o avanço foi claro. Nessa divulgação, em 29 de julho, 71% dos projetos atingiram nível de maturidade 4 ou 5. Ou seja, os contratos foram assinados e as obras, iniciadas.
O destaque da Matriz de Responsabilidades refere-se aos projetos no Complexo de Deodoro. Na atualização, as obras na área foram iniciadas e passaram a ter valores e prazos definidos, com a maior parte já com contrato assinado.
Além da transparência nas obras exclusivamente relacionadas à organização e realização do evento olímpico, as obras de infraestrutura, mobilidade, meio ambiente, urbanização, educação e cultura foram detalhadas no Plano de Políticas Públicas, divulgado em abril. Ao todo, são 27 projetos que compõem o PPP – Legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, sendo 14 projetos executados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, dez executados pelo Governo do Estado e três pelo Governo Federal.
Evento-teste
Outro ponto positivo do ano de 2014 foi o primeiro evento-teste para os Jogos 2016, a Regata Internacional de Vela. O evento reuniu 23 atletas olímpicos para testar as raias da Baía de Guanabara. A competição foi realizada entre 2 e 9 de agosto e levou para a Marina da Glória 324 atletas de 34 países, disputando em 10 classes olímpicas.
Fonte: APO