SAÚDE

Sábado inicia a campanha para atualização da vacinação

Campanha para atualização da caderneta de vacinação começa no sábado (26), em Linhares

Em 24/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

Vale ressaltar que durante toda semana as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde. A campanha termina no dia 16 de setembro.

Neste sábado (26) a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, inicia a Campanha Nacional de Multivacinação para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas ou com esquema vacinal incompleta, de acordo com o calendário nacional de vacinação.

A vacinação acontece na escola Castelo Branco, no Centro da cidade, próximo ao hospital Rio Doce, das 08 às 12 e na Unidade de Saúde de Chapadão das Palminhas, das 09 às 12h. Já o Dia D da campanha acontece no sábado 02 de setembro em todas as unidades de saúde dos bairros e interior do município.

>> Município do Rio vai testar vacina contra a dengue tipo 1

Vale ressaltar que durante toda semana as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde. A campanha termina no dia 16 de setembro.

Jackelene Ramos, diretora da Vigilância Epidemiológica chama a atenção dos pais e responsáveis para a importância de levar todas as crianças e adolescentes, juntamente com o cartão de vacina, para ser avaliado.

“Essa é uma campanha para colocar os cartões de vacina das crianças e adolescentes em dia. É papel dos pais levar os filhos menores de 15 anos até uma unidade de saúde, levar o cartão de vacina para ser feita essa avaliação. O foco principal da campanha são as vacinas de HPV, importante ferramenta de prevenção ao câncer, e a meningocócica  ACWY, que protege contra quatro tipos de meningites”, explica a diretora.

Imunizantes disponíveis

As vacinas que estão sendo aplicadas durante a campanha são: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto), Menigocócica ACWY, Covid-19 e Influenza. (Por Rosimere Ronquette-Ascom/PML)

Leia também:

Município do Rio vai testar vacina contra a dengue tipo 1
Serra: mutirão com serviços dermatológicos e pré-cirurgicos
Anvisa proíbe suplemento alimentar de melatonina para crianças
Guarapari: Projeto Saúde Presente vai até esta sexta (25)
Cariacica abre 3 mil vagas para consultas médicas por mês
Número de casos de Dengue estão em queda na Serra
> ​Mutirão de consultas médicas vai atender mais de 150 pessoas
Ozonioterapia não deve ser usada para doenças oculares
Viana inaugura Núcleo de Serviços para Atendimento
Vitória inicia a campanha de multivacinação de crianças 
Aracruz: Aula de dança na Praça da Paz estimula o cérebro

TAGS:
CAMPANHA | VACINAÇÃO | CADERNETA | LINHARES | CRIANÇAS