CIDADE
Saúde de Vitória realiza visitas para ação de combate à dengue
Agentes de combate a endemias orientam os proprietários.
Em 11/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA/Semus) realizou, de janeiro até o momento, 293.638 visitas a imóveis domiciliares para ação de combate à dengue.
Os agentes de combate a endemias orientam os proprietários sobre as medidas corretivas e preventivas para evitar a proliferação de mosquitos, eliminam criadouros e, quando não é possível a eliminação, realizam aplicação de larvicidas químicos para impedir que as larvas se desenvolvem em mosquitos adultos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
O último Levantamento do Índice de Infestação Predial Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) do CVSA, entre os dias 14 a 18 de outubro, mostrou que os principais criadouros dos mosquitos continuam tendo relação com hábitos das pessoas. Foram identificados criadouros em ralos, tanques, calhas, lajes, vasos e frascos com água. Estes são considerados locais propícios para a proliferação do vetor se não estiverem devidamente tampados ou cobertos.
"O morador ou proprietário de imóvel em Vitória que não tenha recebido uma visita do agente nos últimos três meses pode solicitar a visita domiciliar mediante agendamento pelo serviço 156 Online. Por meio desse serviço, também podem ser feitas denúncias de situações de risco para proliferação de mosquitos, as quais são verificadas pelas equipes de agentes de endemias", ressalta o diretor do CVSA, Rogério Almeida.
Ações de combate
Para enfrentar esse cenário, o CVSA realiza ações de rotina e ações educativas nas comunidades, unidades de saúde, escolas e locais de grande movimentação.
Nesta quarta-feira (11), às 8h30, equipes da Unidade de Saúde de Santo Antônio estarão na feira livre do bairro realizando panfletagem e chamando a atenção dos moradores para a colaboração no combate ao Aedes aegypti, principal vetor da dengue, Zika e chikungunya.
Fumacê
O fumacê é uma das ferramentas de prevenção de mosquitos utilizadas na capital e age somente sobre os insetos adultos que se encontram no local no momento da aplicação espacial de inseticida, não tendo ação direta em seus criadouros.
O itinerário é elaborado levando em consideração os bairros que apresentam maior incidência de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, além da quantidade de mosquitos verificados nas armadilhas de monitoramento e solicitações recebidas pelo 156.
Nesta quarta-feira (11), o carro irá percorrer os bairros Gurigica, Consolação, Horto, Romão, Cruzamento, Forte São João e Jucutuquara.(Com informações da Prefeitura de Vitória)